16-12-2020, 16:51
Gnegraes Escreveu:Felipe,
Para identificar nos bornes do conector qual é o (+) e o (-), você vai precisar de um multímetro.
Primeiro selecione o tipo de tensão no multímetro, que deverá ser o Vcc (tensão em corrente contínua), caso não esteja familiarizado, veja a foto abaixo. O V com um til em cima é a tensão em corrente alternada Vca.
Depois faça como segue:
- ligue a ignição da moto.
- coloque a ponta de prova preta no borne (-) da bateria.
- introduza a ponta de prova vermelha em um dos bornes do conector da moto: se você ler alguma tensão no multímetro, esse borne é o (+)
- se a tensão indicada for zero, este borne é o (-).
[ATTACH=CONFIG]10755[/ATTACH]
Quando instalei meu GPS Garmin, foi neste borne que foi ligado.
A vantagem é que ao ligar a moto liga automaticamente o GPS e ao desligar a moto, também desliga o GPS.
Essa saída é protegida pelos circuitos internos da ZFE.
Guilherme, mais uma vez, muito obrigado pela rica explicação técnica. Eu tenho um multímetro. Vou seguir o que me falou e depois posto o resultado aqui.