19-03-2021, 17:00
Gnegraes Escreveu:Todos os óleos importados variam seus preços com o US$.Guilherme, eu entendo e aceito seu ponto de vista....
Mesmo os nacionais tiveram aumento de preço.
E não me venham dizer que o Bolsonaro é o culpado....
Agora, eu costumo sempre fazer contas.
O custo por km rodado é baixo e mesmo o impacto da taxa do câmbio não chega a inviabilizar rodar com as motos, podem ter certeza.
E óleo depois do período de amaciamento deve ser sintético puro, a diferença é gritante. Qualquer outro especifcação só em caso de emergência.
Dei uma Googlada e achei preços de todos os tamanhos. Para não pegar um preço de um ilustre desconhecido no ML, na Paulinho Motos aqui em Sampa está R$70 o litro do Castrol 10W50 Power Rancing Sintético.
Vou fazer as contas para o meu caso:
4 litros x R$70,00/litro = R$ 280,00. Com troca de óleo a cada 10k me custa:
R$280,00 / 10.000km = R$0,028 / km rodado.
Arredondando, custa 3 CENTAVOS por km rodado.
Digamos que eu rode 1.500 km / mês (kkkkkkk..... gosto de fazer piada de mim mesmo), minha despesa com óleo será de R$ 42,00 / mês.
Jamais vou colocar óleo semi sintético ou óleo "lado B do disco" para economizar R$ 7,29 no custo mensal....
É o que chamo de Economia Burra. Também gosta da expressão Economia Porca.
Essa conversa parece aquela que surge aqui de vez em quando sobre pastilhas de freio.
O camarada tem uma moto top, premium no mercado mundial e fica querendo descobrir se pastilha traseira da Kombi serve na dianteira da moto dele.
É outro item que o custo do Km rodado é baixíssimo, as marcas topo de mercado tem preços acessíveis, como Brembo p/ex, que eu particularmente acho das melhores no mundo.
Mas aí já não é um problema de bolso curto, é a cultura entranhada dentro do cara. Ou a falta "de".
E isso não tem jeito.
Ahhh !!!! E já ia me esquecendo: óleo bom é a coisa mais importante no teu motor.....
P.S.: esta é minha sincera opinião. E respeito todas as outras diversas da minha.
Só não concordo com o termo" economia porca"...
Eu sei perfeitamente a diferença de um tecido de Boa qualidade, de um alimento de Boa qualidade, uma pastilha ou pneu de Boa qualidade. Ou Boa procedência.
Bateria tbem, e gasolina, diesel idem.
Vc sempre tem que procurar escolher o melhor, principalmente no que tange à segurança.....
Daí a usar um óleo ou produto com determinada Marca, pagando muito mais caro, só porque é original, é uma opção, nem digo que é burrice ou dinheiro sobrando, é uma opção.
Até porque alguns produtos, tais como o óleo, são fornecidos por terceiros.
E somar despesas por Km/r é interessante, por que vc deve fazer a conta com todas as peças, pneus, pastilhas, freios, desgaste motor, depreciação, seguro, gasolina, etc ou então não fazê-las , que é o meu caso, pois se colocar preço no uso, vou achar caro.
E continuando, gosto da Toyota Hilux, gosto da R1200GS BMW, da Yamaha e peças de segurança ou específicas tais como coxins, bieletas, alternador e outras peças específicas do projeto das montadoras faço questão de usar original e recomendo veementemente o uso.
Muitos fazem questão da originalidade do veículo, inclusive das peças e fluidos de reposição outros não....é opção.
Outros conseguiram comprar o veículo e querem gastar um pouco menos na manutenção, talvez faz diferença....
Só não devem utilizar filtros, pastilhas , óleos de procedência desconhecida, falsos ou sem nenhuma garantia do fornecedor.
A melhor maneira de se garantir é fazer tudo na CC. Mas tem opções.
Finalmente, acho um lubrax 100 sintético tão bom pra minha moto qto um Motul ou Castrol....
E qdo o veículo tem que fazer revisão levo na CC ou não, escolho a minha melhor opção. E respondo por ela.
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