21-03-2021, 10:02
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-03-2021, 10:41 por Gnegraes.)
guirpm Escreveu:A minha moto, segundo manual é o óleo 5W40.
Aqui em Goiânia, tem o Motul, o orginal BMW e o Castrol. Qual a diferença deles? Praticamente nenhuma. Castrol é o "original" da Triumph e o Motul é o mais queridinho hoje.
Vou trocar essa semana e vou utilizar o Castrol. 75 o litro contra 95 do original e do Motul. Não vejo motivo pra usar o mais carro sendo que todos estão classificados na mesma categoria.
O que não dá é querer mudar a viscosidade ou mudar de sintético pra semi pra economizar uma merreca.
Ah, e já vi cara colocando oleo mais fino(5w40) da GS800 pq ele acha que é melhor. Moto com 80k KM com óleo mais fino.... Ai é pedir pra ter problema
Xará,
Até pouco tempo atrás a Castrol era o fornecedor OEM da BMW. Hoje é Shell, são acordos comerciais, todos fazem.
Particularmente gosto do Castrol, sempre foram óleos de alto desempenho.
As especificações devem ser encaradas como as mínimas, em outras palavras, não quer dizer que todos os óleos sejam iguais, muito pelo contrário.
Mais uma coisa: 5W40 não é "óleo fino". Apenas que a faixa de temperatura do ar ambiente na média é mais fria que a indicada para um 10W50.
Óleos multigraduados possuem uma viscosidade quase constante na faixa da temperatura indicada, a variação é muito pequena.
Exemplo do 10W50: viscosidade @ 0 graus C = 66 cSt e @ 50 graus C = 48 cSt
Cuidado: os "números" da indicação SAE para óleos são adimensionais, não tem relação direta com a viscosidade.
Exemplo:
- óleo "de câmbio" W90 (na realidade é um óleo para caixa de engrenagens) que o povo diz ser "óleo grosso", tem uma viscosidade entre a mínima de 13,5 cSt e a máxima de 18,5 cSt.
- óleo 5W40 que como você disse é "fino", tem viscosidade entre a mínima de 12,5 cSt e a máxima de 16,3 cSt.
Posso te dizer que as viscosidades são idênticas...
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...