21-03-2021, 13:30
Desculpe, mas não é isso.
O 1o número se refere a viscosidade do óleo em temperatura baixa. Há uma temperatura de referência para os testes. Um óleo 5W é sim bem mais fino em temperatura baixa que o 10W. Os indices de viscosidade que você pode ver nas fichas tecnicas de cada um deles mostram claramente.
O segundo número é a viscosidade do óleo aquecido a 100 graus. E como são óleos multigraus, no 10W-50 indica que o o óleo se comporta como um óleo 50 quando aquecido a 100 graus. Fosse um 10W-40, se comportaria como 40 aquecido, ou seja menos viscoso.
O único número que tem relação com temperatura ambiente é o primeiro. Que vai ter relação com o motor frio. Depois de aquecido o motor, tanto faz quantos graus está a temperatura ambiente, quem vai manter a temperatura na faixa de operação é o conjunto do sistema de refrigeração da moto.
Antigamente os óleos eram monoviscosos e noa países frios era necessário fazer uma troca no inverno. Depois da descoberta dos aditivos variadores de viacosidade não é mais necessário.
Essas informações que passei estão nos sites dos fabricantes de óleo.
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O 1o número se refere a viscosidade do óleo em temperatura baixa. Há uma temperatura de referência para os testes. Um óleo 5W é sim bem mais fino em temperatura baixa que o 10W. Os indices de viscosidade que você pode ver nas fichas tecnicas de cada um deles mostram claramente.
O segundo número é a viscosidade do óleo aquecido a 100 graus. E como são óleos multigraus, no 10W-50 indica que o o óleo se comporta como um óleo 50 quando aquecido a 100 graus. Fosse um 10W-40, se comportaria como 40 aquecido, ou seja menos viscoso.
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