28-09-2021, 21:52
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-09-2021, 21:58 por Gnegraes.)
Karluf Escreveu:Referente a calibragem dos pneus, estão debaixo do banco, basta retirar e observar na etiqueta próximo ao local de inserir a chave, ou consulte o manual.
Quanto o combustível, por falta de "PADRONIZAÇÂO" da quantidade, tipo, etc..., dos aditivos, que variam de acordo com cada "MARCA", sugiro uso de gasolina comum, preferencialmente de rede/postos de confiança.
Karluf,
Meu amigo, você está redondamente enganado.
Todo, mas TODO motor de combustão interna tem seu funcionamento melhorado quanto maior for a octanagem da gasolina.
A octanagem pode ser traduzida como a qualidade que este combustível tem de não entrar em combustão pelo aumento de pressão e altas temperaturas da câmara de combustão, em outras palavras: antidetonação.
Quanto maior for a octanagem mais a mistura ar-combustível entrará em combustão no momento exato para obtenção do maior rendimento termodinâmico.
Além disso uma gasolina de alta octanagem permite uma combustão com velocidade extremamente rápida, o que melhora muito a reação de oxidação exotérmica deste combustível.
Um combustível de baixa octanagem propicia o efeito de detonação - a famosa "batida de pino" - que nada mais é que a onda de choque da expansão dos gases contra a cabeça do pistão e que ocorre quando o pistão ainda está subindo para o ponto morto superior (PMS). Esse fenômeno pode a médio e curto prazo danificar os mancais do virabrequim, casquilhos da biela e do pino no pistão, cabeça do pistão, além de iniciar o processo rápido de carbonização e incrustação da cabeça do pistão, cabeçote, sede de válvulas, etc., devido a baixa qualidade e combustão incompleta da mistura.
O índice de octanas do combustível é indicado pelo fabricante baseado no projeto do motor, no compromisso de desempenho em potência (aceleração), seu torque e pela taxa de compressão do motor. Quanto maior for a esta taxa, maior deve ser a octanagem do combustível. Daí a BMW recomendar uma octanagem de combustível ideal e aceita o uso de uma octanagem menor, todas elas indicadas no manual do proprietário. Deixa claro que com octanagem menor, o motor tem queda na performance e aumento no consumo de combustível.
Nunca confunda e/ou misture o conceito de octanagem com a ação de aditivos presentes em TODOS os combustíveis.
Eles são no geral estabilizantes, anti-espumantes, detergentes, etc.
Use a gasolina com a maior octanagem que encontrar. teu motor vai agradecer com excelente desempenho, limpeza nas câmaras e vida mais longa para o motor.
A gasolina brasileira já há algum tempo é de excelente qualidade, nada desejando às encontradas na Europa, onde há o maior número de automóveis de alta performance no mundo.
E lá também usam álcool etílico na gasolina, na Alemanha por exemplo o teor é de 10%.
Há padronização de combustíveis sim e ela é bem séria e técnica. Não confunda a má qualidade de gasolina que se encontra nos postos pelo país afora, por desonestidade de donos de postos, com falta de padronização.
Não se esqueça que estamos no Brasil, o paraíso dos desonestos, dos pilantras e dos mal caráteres.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...