10-01-2022, 12:02
Gnegraes Escreveu:Olá Felipe,
O carregador me parece OK, já que deve fazer a curva de 3 pontos (pela informação de possuir tensão de 11,0V a 14,4V) e com corrente variável também.
Deve ter também a tensão de float (flutuação) que mantém a bateria dormente e totalmente carregada, desde que ligada ao carregador.
Pode ser feito o carregamento da bateria com ela conectada aos seus bornes, sem qualquer prejuízo aos circuitos.
No meu ponto de vista, sempre prefiro fazer carregamentos de baterias desconectadas do veículo.
A razão vem do fato que baterias do nada e sem aviso prévio entram em curto circuito interno e iniciam um incêndio poderoso.
Eu particularmente retiro a bateria da moto e a carrego isoladamente. Isso ocorreu uma única vez e já era sinal que estava no fim da vida.
Guilherme, obrigado pela resposta.
Um dúvida adicional. Considerando os parâmetros da ECU, remover a bateria da moto não pode ser um problema? Sempre tive essa dúvida. Se não há problemas na remoção, farei sempre o carregamento com ela fora da moto em um ambiente sob vigilância constante. Acho a melhor opção.
Outro ponto é que existe esse mesmo carregador na versão 6ah. A vantagem é que seria útil também para carregamento de bateria de carros, levando menos tempo para carga. O vendedor informou que não haveria problemas para utilização nas baterias de moto, mesmo sendo ele mais forte. Estou em dúvidas sobre isso também.