11-01-2022, 16:32
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-01-2022, 18:04 por Gnegraes.)
Reiner Escreveu:Guilherme, pouco sei a respeito, mas, sobre a injeção de combustível, sempre tive a impressão que tudo se ajustava automatica e digitalmente, inclusive utilizando a sonda lambda...conforme a qualidade do combustível e consequentemente os seus vapores, a injeção ajusta entrada de ar e quantidade de "gasolina" injetada....
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Reiner,
Sim, a sonda Lambda faz a injeção de gasolina de acordo com a quantidade de Oxigênio (O2) que entrará no cilindro.
Mencionei O2 por que a ZFE (ou ECU) faz a leitura de temperatura do ar e altitude e calcula instantaneamente a densidade do ar e com isso sabe a quantidade de O2 admitida na câmara, injeta a quantidade de gasolina pré calculada para essa massa de O2 (não pelo volume de O2).
Mas não se esqueça que há sistemas mecânicos envolvidos nesta operação. Para entender, vamos primeiramente falar do TPS (Throttle Position Sensor = sensor de posição do acelerador).
A válvula borboleta é o sistema que dosa a entrada de ar na câmara de combustão.
A borboleta se abre e fecha mediante o cabo do acelerador / servomotor drivebywire do acelerador.
No eixo da borboleta há o TPS que é um potenciômetro e que informa (via um sinal de mA) para a ZFE/ECU a posição mecânica da borboleta.
Em bancada se faz a leitura da vazão de ar entrando no bocal para cada grau de abertura da válvula borboleta e qual o correspondente sinal em mA.
Daí se obtém uma curva (convertida em uma equação matemática) que que é introduzida no algorítimo de cálculo de injeção de combustível na ZFE/ECU.
Não podemos esquecer que a posição da borboleta pode variar um pouco ao longo do tempo devido ao uso (desgaste) e sua posição mecânica muda em relação ao sinal do TPS. Isso pode ser por desgaste muito pequeno no batente de posição fechada, como pode ser alteração por desgaste no potenciômetro, que mesmo sendo um resistor variável rotativo, é um ente mecânico com eixo, etc.
Por este motivo se pode fazer o ajuste do TPS e que é bastante simples: se fecha a borboleta (vazão zero) e se reseta a saída de sinal em mA do TPS. Isso se faz via scanner, seja BMW ou GS-911.
Como o acelerador das LCs é "eletrônico", a borboleta é movimentada através de um servomotor. Entendo que o ajuste de posição mecânica da borboleta e seu sinal também possa ser resetado e ajustado, como no TPS.
Não tenho como ver isso no meu scanner, pois ele só enxerga o meu motor e ele não possui este servomotor.
Pode ser que como tanto o TPS como o servomotor estão conectados no mesmo eixo da borboleta, se faça somente o reajuste no TPS....
O realinhamento dos corpos injetores permite deixar todos os cilindros do motor trabalhando com a mesma carga térmica, em outras palavras, recebendo a mesma quantidade de ar e combustível.
Mesmo desalinhados, cada cilindro pode estar recebendo ar-combustível na proporção correta informada pela sonda Lambda, mas a performance do motor está comprometida.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...