15-07-2022, 11:36
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-07-2022, 11:45 por jsamuel.)
Gnegraes Escreveu:José,
A válvula de borboleta é o corpo da borboleta de ar de admissão e também onde está o injetor de gasolina.
Montado no eixo da borboleta de ar está o TPS - Throttle Position Sensor que é um potenciômetro que envia um sinal elétrico para o módulo ZFE do motor.
Para cada ângulo de abertura da borboleta de ar, corresponde uma determinada vazão de ar e este sinal é usado no módulo para fazer o cálculo instântaneo da vazão de gasolina no bico injetor.
Com scanner GS-911 você pode recalibrar / resetar o TPS, reestabelecendo a posição "zero" de abertura e que corresponde à marcha lenta.
>>> Ressetar alertas com scanner não resolve o problema, apenas apaga a mensagem no painel.
Se o problema continua existindo, vai alertar novamente no painel
....
Me parece ser problema no TPS, para saber você poderia inverter os TPS entre sí.
Verifique também se não há mal contato na ligação do cabo de sinal do TPS.
O preço do TPS nos CCs aqui deve ser algo em torno de R$1.500,00 / 150 Euros em CCs na Europa.
Na figura abaixo, a peça 1 é o corpo da borboleta de ar, a peça 2 é o regulador de marcha lenta, a peça 4 é o TPS e a peça 11 o injetor de gasolina.
Esse desenho é para a minha que é AC e entrada de ar na horizontal, mas o princípio de funcionamento é o mesmo.
[ATTACH=CONFIG]11321[/ATTACH]
Opa. Agradeço demais as dicas, mas o corpo de tbi da minha gs é diferente desse daí foto.
Esse da foto me parece que são das refrigeradas a ar que aí são as ano até 2012.
A minha é uma aguada 2016 é igual essa do link abaixo:
https://imageshack.com/i/pmX3vQq8j