22-09-2022, 15:39
Gnegraes Escreveu:Diogo,Aula sensacional [emoji122][emoji122][emoji122]
O manual da minha BMW traz uma série de Classes de Viscosidades autorizadas para uso [I]dependentes[/I] da temperatura ambiente da região onde se roda. Estas Classes de Viscosidade não são definidas pela BMW, mas pela SAE na sua diretiva de classificação de óleos multi viscosos.
O projetista do motor indica qual classe deve ser usada em diferentes tipos de clima ambiental para orientar o usuário, já que vende motos na Patagônia e no Nordeste brasileiro.
Diferentes classes de viscosidade não tem alteração sensível entre sí na viscosidade do óleo na temperatura média no cárter que é de 100 graus C.
Por esse motivo os óleos são testados nesta temperatura para obter sua viscosidade. Esta é a viscosidade mais importante, pois é a temperatura do motor aquecido e na condição de funcionamento normal.
Estas informações são para qualquer motor 4 tempos, pois em cada uma destas classes de viscosidade há garantias de duas coisas muito importantes:
- 1o. dígito: garante a bombeabilidade do óleo na partida do motor frio e na temperatura do ar ambiente mínima indicada.
- 2o. dígito: garante que a viscosidade do óleo será a mínima definida pela SAE na temperatura do ar ambiente máxima indicada e que está não baixará mais.
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Mais uma vez lembro que os números da classe de viscosidade são adimensionais e não em qualquer relação com a viscosidade do óleo. Cito sempre como exemplo que o óleo para engrenagens (câmbio, diferencial, etc.) 90W tem a mesma viscosidade de um óleo de motor W30.
Óleos de motor usam nomenclatura de 0W a 50W definidos na classe SAE J300, óleos de engrenagens de 70W a 150W na classe SAE J306, e sem qualquer relação entre eles, estres números poderiam ser letras que o resultado seria o mesmo.
No teu caso que moras no NE e as temperaturas mínimas e máximas são mais elevadas que mais ao sul do continente, não faz sentido usar um óleo 5W40 que garante bombeabilidade a -20 graus C.....
Você pode usar tranquilamente óleos 15W40 ou 20W40, pois garante viscosidade para partir o motor com 1 grau C, o que dificilmente ocorre em Aracaju e arredores. Se você acha estes óleos no mercado é uma outra questão... Fabricantes colocam produtos no mercado que tenham ampla necessidade / procura pelo público, de modo a baixar custos de produção.
Usar uma Classe de Viscosidade com faixa de temperaturas "fria - quente" mais ampla não afeta teu motor. O importante é que as temperaturas ambientes onde você roda estejam na faixa correta de Classe de Viscosidade do óleo que você decidiu usar.
Obrigado Guilherme.
Abs,
Diogo Maia [emoji1054]