02-11-2022, 11:29
Obrigado pelas informações. Na minha penúltima moto, uma 1200 adventure só consegui rodar 14 mil kms no traseiro com o metzeler. O dianteiro tinha um defeito de fábrica, a moto dava chiming, na desaceleração de 90 para 80 km/hora. Não consegui balanceamento. Tive que trocar o pneu. Na moto atual (1250) o original traseiro da BMW ( Michelin adventure ), foi trocado com 18 mil. Agora a moto está com + - 25 mil e acredito que o dianteiro chegará aos 32.000 kms. Mas tem o problema do ruído. Também notei algumas particularidades. Só viajo pesado, 2 malas laterais com sobre malas, top case da givi de 58 lts e mala tank. Quando viajo para o sul, o desgaste do pneu é bem menor, mas as pastilhas de freio acabam rápido. Creio ser pelas belas curvas das serras catarinenses e gaúchas e pela temperatura bem mais baixa com asfaltos bem mais lisos. Quando vou para o nordeste é visível o maior desgaste do pneu e menor das pastilhas. Lá, o asfalto é mais áspero e as retas são bem maiores, fora a temperatura sempre perto dos 40 graus. Na BR 020 tem retas de 200 kms, bem no agreste. Em uma velocidade sempre na média de 140, quando paramos sente-se o cheiro de borracha dos pneus. Deve ser isto a diferença tão acentuada dos desgastes.