30-01-2024, 18:44
Gnegraes Escreveu:Matheus,
Não há nada complicado em trocar o rotor da bomba de resfriamento do motor.
Mas como em toda Mecânica, há de se ter um mínimo de critério e informações sobre todo o sistema, aí inclusos os torques corretos de aperto (SEMPRE).
Sem esse mínimo cuidado, fatalmente alguma coisa errada irá ocorrer.
O pino no 1 é que transfere a rotação do pinhão ao eixo do rotor. Ele se encaixa em ranhura no colo do pinhão e deve entrar com alguma interferência, para manter o eixo do rotor solidário ao pinhão.
Se esse encaixe estiver com folga, o rotor da bomba ira se mover axialmente e irá se atritar com a tampa, o que destruirá o rotor.
A causa de vazamento deve ser desgaste nos dois retentores existentes de no. 2 e 3. Você os trocou? Você os lubrificou?
Me parece que montar a "estrelinha" do câmbio de uma Twister no lugar do rotor da bomba de refrigeração, é um serviço de porco, como se diz por aí....
O buraco é muuuito mais embaixo.
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Vejo um outro detalhe agravante na troca feita.
O eixo da bomba d'água não é bi-apoiado.
Na verdade os retentores servem de "mancais".
O rotor original não é metálico.
Parece um baquelite.
Menor massa em relação a um rotor metálico.
Entendi que o rotor substituto foi trabalhado.
Desbalanceamento na ponta do eixo não é bem vindo.
Luiz Baum