11-07-2025, 19:05
(30-05-2023, 17:07)Gnegraes Escreveu:asdrubal Escreveu:A grande pergunta a ser respondida é "qual a real pressão de trabalho e vazão da bomba original bmw gs1200 adv ano 2011".
Com essa resposta, poderia entrar no catálogo da Bosch e achar a melhor bomba pra fazer a substituição
A curva Pressão-Vazão das bombas geralmente não são disponibilizadas. Não é informada a pressão máxima da bomba em shut-off.
São bombas de baixa pressão com rotor centrífugo.
As pressões indicadas das bombas são as nominais de operação e não as suas máximas pressões em shut-off.
A pressão de trabalho do circuito é de 3,0bar. Na saída da bomba há válvula redutora de pressão por mola montado no distribuidor de combustível, com retorno de alívio ao tanque. Essa pressão é mantida constante no circuito.
Por que procurar "a melhor bomba"? A bomba que vem em diversos modelos da BMW (todas usam a mesma bomba) não é a melhor, a adequada?
Você não concorda com as especificações?
Olá companheiros, saudações da Espanha. Desculpem se houver algum erro, estou usando o tradutor.
Sou proprietário de uma K25 R1200GS de 2012 (duplo comando de válvulas).
Estou com problemas na bomba de combustível, medi a pressão na entrada dos injetores e tenho apenas 2 bar. (Nota: não é problema do regulador eletrônico da bomba).
A moto não tem potência e engasga quando acelero forte; logicamente, a mistura fica muito pobre ao entrar muito ar e pouco combustível.
Minha moto, segundo o manual de serviço pelo meu VIN, trabalha a 4 bar. Posso fornecer fotos onde também o regulador de pressão está marcado com essa pressão de 4 bar.
Aparentemente, a bomba que substitui a original é uma Bosch 0580454094, mas vejo que ela tem uma pressão nominal de 3 bar.
Segundo a teoria, para que um regulador de pressão mantenha constante sua saída (neste caso 4 bar), é necessário pelo menos 1 ou 2 bar acima disso. O que daria um valor de cerca de 5-6 bar aproximadamente.
Na verdade, não chega a sair nada de fluxo na linha de retorno (lógico, só tenho 2 bar) e sempre deveria estar recirculando um pouco de combustível para garantir que o regulador esteja mantendo esses 4 bar nos injetores.
Encontrei este vídeo interessante onde não dá para ver a referência, mas no teste com o motor ligado e manômetro, vê-se que mantém perfeitamente os 4 bar necessários.
https://youtube.com/shorts/kIpRGnN0rLI?s...4CPbJnZBZf
Fico surpreso que o injetor mencionado como equivalente 0280158038 ao original seja projetado para 3 bar, quando na maioria das BMW desses anos a pressão é de 4 bar.
Aliás, ao desmontar o regulador de pressão, como vocês podem ver na imagem, eu o danifiquei levemente. Acho que ele ainda vai funcionar corretamente, mas li neste mesmo post que esse regulador também é fabricado pela Bosch. Vocês têm a referência?
Vamos ver se conseguimos encontrar uma explicação.
Obrigado!!

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