26-09-2013, 16:37
Phil BHZ Escreveu:Olá Thomas,
Pela minha experiencia principalmente off road, as vantagens da suspensão "Upside Down" são:
1. Vazamentos de retentor e consequente baixa e desregulagem dos ajustes da suspensão são percebidos de imediato;
2. O impacto absorvido pela suspensão é recebido na direção correta do curso do amortecedor. Isso aumenta a velocidade de resposta do retorno, o que faz a suspensão "copiar" o terreno com mais velocidade;
3. A parte mais pesada do garfo é aparafusado nas braçadeiras triplas da mesa de direção, então você tem menos energia diretamente aplicada sobre a roda dianteira, o que aumenta muito a vida útil dos rolamentos e contribui para a estabilidade do conjunto;
4. Os componentes das suspensões invertidas são sempre mais leves e mais resistentes, possibilitando uma utilização mais severa e mais duradoura;
5. A desvantagem principal do Upside Down é que se você bater em algo sólido, todas as forças são transmitidas ao quadro, às vezes prejudicando o quadro.
É o que eu sei até o momento..
Abraço
Valeu pelas explicações Phil.
Só não entendi a lógica do ponto 2.
Na verdade, nos dois casos, a haste é comprimida para dentro da câmara do amortecedor.
Pela lei de ação e reação, tanto faz eu empurrar a haste contra o amortecedor ou o amortecedor contra a haste.
A dinâmica dos fluídos no interior do amortecedor será sempre a mesma.
Na verdade, o amortecedor não sabe quem está empurrando quem.
A menos que no caso da invertida, a força da gravidade ajude a manter o fluído em uma posição diferente, mais favorável...
Mas sempre imaginei que os amortecedores convencionais (não invertidos) fossem projetados específicamente para trabalhar nesta posição.
Quanto ao item 3, isso também não ajudaria a deslocar o centro de gravidade da moto para cima, o que normalmente não é desejado?
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
