09-10-2013, 22:25
Iceman Escreveu:Valeu pelas explicações Phil.
Só não entendi a lógica do ponto 2.
Na verdade, nos dois casos, a haste é comprimida para dentro da câmara do amortecedor.
Pela lei de ação e reação, tanto faz eu empurrar a haste contra o amortecedor ou o amortecedor contra a haste.
A dinâmica dos fluídos no interior do amortecedor será sempre a mesma.
Na verdade, o amortecedor não sabe quem está empurrando quem.
A menos que no caso da invertida, a força da gravidade ajude a manter o fluído em uma posição diferente, mais favorável...
Mas sempre imaginei que os amortecedores convencionais (não invertidos) fossem projetados específicamente para trabalhar nesta posição.
Quanto ao item 3, isso também não ajudaria a deslocar o centro de gravidade da moto para cima, o que normalmente não é desejado?
Certo, realmente interessante seus comentários... Acrescentaria apenas a ação do movimento do cilindro interno, pois o componente que se movimenta e realiza a dinâmica do fluido da suspensão é o cilindro interno, que está preso a roda. O cilindro externo é fixo, portanto, sendo este fixo à mesa do guidão onde o condutor estará com suas mãos, não transfere parte da movimentação da suspensão como acontece em uma suspenão comum.
Existe nexo nesse adendo? hehe
Abraços