16-10-2013, 12:43
respeito a opinião dos colegas, mas recomendo a todos que façam o balanceamento de roda/pneu sempre FORA do veículo.
Primeiro, porque é o mais preciso. Segundo, porque o balanceamento no lugar pode mascarar eventuais problemas que existam em rolamentos, disco/tambores de freio e, em carros, até mesmo dos semi-eixos, o que é equivocado.
O balanceamento no lugar pode até compensar algum problema nestes componentes e você vai sair de lá tendo a sensação de que o conjunto está todo 'suave' "redondo", mas tem a desvantagem exatamente de .... mascarar aqueles eventuais problemas... e, assim, você não os percebe/identifica, o que pode resultar num problema muito maior. Se você conhece algum lugar em que você confia no balanceamento do conjunto roda/pneu, faça-o fora do veículo. (aliás, alguém já viu carros de fórmula 1 tendo os pneus sendo balanceados já montados no carro?)
Meu outro comentário é uma espécie de preconceito (já vou esclarecendo, pois é realmente um preconceito que desenvolvi a partir de observações depois de muuuuito tempo usando várias marcas de pneus) em relação aos pneus Pirelli... simplesmente não gosto dos produtos Pirelli, a começar pelos pneus de carro - estes, são, na minha percepção, e, de longe, os que têm a banda de rodagem mais dura do mundo! (desculpem o exagero... he he he). Acho os Pneus Pirelli literalmente um 'coco' (cuidado, estou falando do fruto, por ser extremamente duro, e não o excremento...). Em várias oportunidades em que a concessionária me permitiu, ao comprar um carro zero, pedi para trocar os pneus Pirelli que vinham no carro que escolhi, por outros de alguma outra marca que havia sido montada em outro carro de mesmo modelo que estivesse na concessionária.
Primeiro, porque é o mais preciso. Segundo, porque o balanceamento no lugar pode mascarar eventuais problemas que existam em rolamentos, disco/tambores de freio e, em carros, até mesmo dos semi-eixos, o que é equivocado.
O balanceamento no lugar pode até compensar algum problema nestes componentes e você vai sair de lá tendo a sensação de que o conjunto está todo 'suave' "redondo", mas tem a desvantagem exatamente de .... mascarar aqueles eventuais problemas... e, assim, você não os percebe/identifica, o que pode resultar num problema muito maior. Se você conhece algum lugar em que você confia no balanceamento do conjunto roda/pneu, faça-o fora do veículo. (aliás, alguém já viu carros de fórmula 1 tendo os pneus sendo balanceados já montados no carro?)
Meu outro comentário é uma espécie de preconceito (já vou esclarecendo, pois é realmente um preconceito que desenvolvi a partir de observações depois de muuuuito tempo usando várias marcas de pneus) em relação aos pneus Pirelli... simplesmente não gosto dos produtos Pirelli, a começar pelos pneus de carro - estes, são, na minha percepção, e, de longe, os que têm a banda de rodagem mais dura do mundo! (desculpem o exagero... he he he). Acho os Pneus Pirelli literalmente um 'coco' (cuidado, estou falando do fruto, por ser extremamente duro, e não o excremento...). Em várias oportunidades em que a concessionária me permitiu, ao comprar um carro zero, pedi para trocar os pneus Pirelli que vinham no carro que escolhi, por outros de alguma outra marca que havia sido montada em outro carro de mesmo modelo que estivesse na concessionária.