27-02-2014, 05:56
nelson Escreveu:Amigos ando sempre com o Sergio aqui do fórum que tem uma 13/14 LC sem amortecedor de direção andamos forte velocidades entre 140 - 200 e nunca ouvi ele reclamar de qualquer vibração a minha GS 1200 é 12 também nunca senti nada.A minha apesar de ser 13/14 não veio com amortecedor de direção, e eu posso afirmar o seguinte:
abs
- já dei vários tiros de 200-220 km/h nela, alguns inclusive pegando irregularidades no asfalto, e nunca nem ameaçou balançar a frente
- já tive várias motos que pelas características dinâmicas eu sentia falta de amortecedor de direção; inclusive na minha S1000RR, que vem com amortecedor de direção de fábrica, dá para sentir que o amortecedor de direção é subdimensionado; eu sei (pelo menos acho que sei) reconhecer na tocada quando um amortecedor de direção faz falta, e na R1200GS eu não sinto a menor falta
- outro dia troquei com um colega que também tem uma 13/14 só que a dele veio com amortecedor de direção, andei um trecho com a dele e ele com a minha; nem eu nem ele sentimos a menor diferença na estabilidade da frente das motos
Que o amortecedor de direção é uma melhoria bem-vinda eu não tenho dúvida, porém confesso que até agora não estou sentindo a menor falta.
Outro dia eu vi num forum gringo uma possível explicação sobre isso (não sei se é verdade): que na RT e/ou na Adventure seria necessário, porém como a GS normal usa o mesmo componente do telelever da suspensão dianteira, por uma questão de economia de escala saia mais barato simplesmente padronizar o componente e colocar o amortecedor de direção em todas.
Sergio