25-04-2014, 09:04
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Nova Yamaha XT1200ZE Super Ténéré ostenta seu controle eletrônico de estabilidade na Itália
A nova Yamaha XT1200ZE Super Ténéré é uma verdadeira evolução da espécie. O renovado modelo – que ainda não está à venda no Brasil – trouxe atualizações que vão além da novidade e são, de fato, significativas. Está ainda mais imponente, com linhas e forma agressivas, formando um conjunto extremamente atraente. E sua principal inovação é o sistema eletrônico de ajuste de suspensão – que, aliás, é incrível –, além de melhorias no motor. Como, por exemplo, a configuração do D-MODE e o controle de cruzeiro. Destaque ainda para o novo para-brisas ajustável e a tela de instrumentação em LCD.
A Yamaha é uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo. De origem japonesa, ainda é referência quando se fala em confiabilidade e segurança. E ao planejarem a nova linha XT1200ZE Super Ténéré, os japoneses queriam colocar no mercado uma moto que proporcionasse um imenso prazer de direção, fosse para atravessar uma cidade congestionada, ir ao escritório ou até enfrentar as longas estradas em viagens de férias.
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Ou seja, a missão era criar uma companheira de aventura ideal para todos os dias, que garantisse conforto e versatilidade no uso. Mas, principalmente, muita diversão e segurança com um pacote recheado de acessórios. Tudo, é claro, com um preço de venda atraente. O que, hoje em dia, não é fácil. Disponível em duas opções de cores, a clássica azul e a elegante branca, a nova Super Ténéré ZE custa na Europa 15.390 euros, cerca de R$ 47.495.
O resultado foi uma motocicleta com frente agressiva, reforçada pela presença de faróis auxiliares e novos protetores para as mãos e espelhos retrovisores. Mas com várias pitadas de elegância, como o guidão e o descanso central produzidos em alumínio. O motor,* de 1.199 cc, atinge 112 cv a 7.250 rpm e 11,9 kgfm de torque máximo às 6 mil rpm. O acréscimo de 2 cv de potência foi alcançado graças a uma série de mudanças que afetaram motor, consumo, válvulas de escape e um remapeamento completo da central eletrônica. Não necessariamente por conta deles, mas bastam 400 metros de estrada para se notar as diferenças no propulsor desta Super Ténéré 2014.
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Costa de Salerno/Itália*– O teste foi realizado na Costa Amalfitana, de Sorrento para Amalfi, via Positano e indo até o Monte Faito. Ou seja, um trajeto cheio de curvas e com trechos urbanos de transito mais movimentado. Mas charmoso e elegante, como a XT1200ZE Super Ténéré 2014.
Mesmo com mudanças abruptas de direção, a motocicleta transmitiu o máximo de segurança em todo o percurso. E quando se está sozinho, a vontade de aproveitar uma pilotagem mais esportiva na viagem é grande. São muitos os recursos que o modelo oferece para facilitar o piloto. Como o controle de velocidade de cruzeiro, o novo para-brisa ajustável em quatro posições e seu principal destaque: o controle de tração e a suspensão eletronicamente ajustável.
O novo sistema é controlado por um botão rotativo no guidão e permite ao motorista escolher entre quatro vias de pré-carga da mola ajustável – bagagem e piloto, piloto, passageiro e piloto e piloto, bagagem e passageiro – e três configurações do sistema hidráulico – hard, padrão e soft. Com isso, são 12 opções principais. Há ainda a possibilidade de alterná-lo entre sete pisos, o que eleva esse total para 84 ajustes. E são extremamente precisos e acessíveis, com um controle simples e fácil de operar.
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Ficha Técnica
Yamaha XT1200ZE Super Ténéré
Motor:*A gasolina, quatro tempos, refrigeração líquida, 1.199 cm³, dois cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial com dois mapeamentos.
Câmbio:*Manual de seis marchas com transmissão por eixo cardã. Controle eletrônico de tração com duas regulagens
Potência máxima:*112 cv a 7.250 rpm.
Torque máximo:*11,9 kgfm a 6 mil rpm
Diâmetro e curso:*98 mm X 79,5 mm.
Taxa de compressão:*11,0:1
Suspensão:*Dianteira – garfo telescópico invertido, com tubo de 43 mm. Traseira – Braço oscilante, ajuste de pré-carga e amortecimento de ressalto, suspensão de ligação por braço, monoamortecedor. Eletronicamente ajustável.
Pneus:*110/80 R19 na frente e 150/70 R17 atrás.
Freios:*Disco duplo hidráulico ondulado de 310 mm na frente e disco simples hidráulico ondulado de 282 mm atrás. Oferece ABS de série.
Dimensões:*2,25 metros de comprimento total, 0,98 m de largura, 1,41 m de altura, 1,54 m de distância entre-eixos e altura do assento regulável entre 0,84 m e 0,87 m.
Peso:*265 kg.
Tanque do combustível:*23 litros.
Produção:*Shizuoka, Japão.
Lançamento mundial:*2013.
Preço:*15.390 euros, o equivalente a R$ 47.495.
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Fonte: http://xmoto.com.br/classificados/teste-...tenere/314
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