10-04-2015, 08:57
KKKKKK.Fela:mad:
Da uma olhada.
que significa o 15W40, 5W40… da embalagem?
Se trata dos graus de viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) que classificam os óleos de motor de 4 tempos em relação às suas características de viscosidade a quente e a frio. Estes graus se definem da seguinte maneira:
• Um grau a frio ou no inverno, seguida da letra W. Por exemplo, 15W.
• Um grau a quente ou no verão. Este número vem depois da classificação de inverno. Por exemplo, 40.
Quanto menor for o número do grau inverno (0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W), mais líquido se manterá o óleo em temperaturas negativas, e portanto mais fácil será o arranque a frio do motor.
Quanto maior for o número do grau verão (20, 30, 40, 50, 60), mais viscoso permanecerá o óleo em altas temperaturas (100° C) e, portanto proporciona mais proteção ao motor durante seu uso intenso.
Os motores recentes são desenvolvidos para funcionar com uma viscosidade de óleo a quente, SAE 40. No inverno, em países de clima temperado, o grau a frio SAE 15W é suficiente para facilitar a partida a frio. Um óleo SAE 15W40 está, portanto adequado para temperaturas entre -10°C e +40° C.
Consulte as recomendações exatas do fabricante na hora de escolher o lubrificante para seu veículo.
Da uma olhada.
que significa o 15W40, 5W40… da embalagem?
Se trata dos graus de viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) que classificam os óleos de motor de 4 tempos em relação às suas características de viscosidade a quente e a frio. Estes graus se definem da seguinte maneira:
• Um grau a frio ou no inverno, seguida da letra W. Por exemplo, 15W.
• Um grau a quente ou no verão. Este número vem depois da classificação de inverno. Por exemplo, 40.
Quanto menor for o número do grau inverno (0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W), mais líquido se manterá o óleo em temperaturas negativas, e portanto mais fácil será o arranque a frio do motor.
Quanto maior for o número do grau verão (20, 30, 40, 50, 60), mais viscoso permanecerá o óleo em altas temperaturas (100° C) e, portanto proporciona mais proteção ao motor durante seu uso intenso.
Os motores recentes são desenvolvidos para funcionar com uma viscosidade de óleo a quente, SAE 40. No inverno, em países de clima temperado, o grau a frio SAE 15W é suficiente para facilitar a partida a frio. Um óleo SAE 15W40 está, portanto adequado para temperaturas entre -10°C e +40° C.
Consulte as recomendações exatas do fabricante na hora de escolher o lubrificante para seu veículo.