06-05-2015, 15:54
Alguns comentários:
- fazer uma retífica no disco para fazê-lo retornar ao seu formato plano original, é uma prática comum e antiga não há nenhum problema com relação a isso. Em carros, tanto discos de freio quanto tambores (panelas em SP) de freio têm sido retificados (ou, no popular, "dado um passe") ao longo de muitos anos. Isso é feito em tornos mecânicos.
- retificar um disco de freio de moto pode ser feito, mas é algo BEM MAIS CRÍTICO: seja um disco de freio ou um tambor (panela) de freio, há que se respeitar a ESPESSURA MÍNIMA da superfície, especificada pelo fabricante. Todas estas peças vêm com esta espessura mínima cravada em baixo relevo no material. Se a retífica retirar uma quantidade de material que faça a espessura resultante ser MENOR que a mínima especificada.... jogue o disco fora, pois o risco de rompimento do material será muito alto (eu diria que será certo o rompimento)
- porquê eu digo que o disco de freio de motos é mais crítico? Porque estes discos são muitíssimo mais finos que um disco de freio de automóvel. Olho com isso!
Por outro lado:
- desculpe o colega aí acima, mas NEM PENSE em dar marteladas ou qualquer outro tipo de impacto (mesmo que seja numa prensa) em um disco de freio. Mesmo que invisível, uma pancada com martelo ou uma "prensada" irá causar uma ruptura interna do material
- neste caso que você descreveu, além da superfície de frenagem do disco, há que avaliar bem se a estrutura que prende o disco ao eixo também não foi danificada/empenada. Se isto aconteceu, amigo, esqueça. Jogue o disco fora, pois tua segurança estará em grande risco!
Boa sorte aí.
abs
Trovão
- fazer uma retífica no disco para fazê-lo retornar ao seu formato plano original, é uma prática comum e antiga não há nenhum problema com relação a isso. Em carros, tanto discos de freio quanto tambores (panelas em SP) de freio têm sido retificados (ou, no popular, "dado um passe") ao longo de muitos anos. Isso é feito em tornos mecânicos.
- retificar um disco de freio de moto pode ser feito, mas é algo BEM MAIS CRÍTICO: seja um disco de freio ou um tambor (panela) de freio, há que se respeitar a ESPESSURA MÍNIMA da superfície, especificada pelo fabricante. Todas estas peças vêm com esta espessura mínima cravada em baixo relevo no material. Se a retífica retirar uma quantidade de material que faça a espessura resultante ser MENOR que a mínima especificada.... jogue o disco fora, pois o risco de rompimento do material será muito alto (eu diria que será certo o rompimento)
- porquê eu digo que o disco de freio de motos é mais crítico? Porque estes discos são muitíssimo mais finos que um disco de freio de automóvel. Olho com isso!
Por outro lado:
- desculpe o colega aí acima, mas NEM PENSE em dar marteladas ou qualquer outro tipo de impacto (mesmo que seja numa prensa) em um disco de freio. Mesmo que invisível, uma pancada com martelo ou uma "prensada" irá causar uma ruptura interna do material
- neste caso que você descreveu, além da superfície de frenagem do disco, há que avaliar bem se a estrutura que prende o disco ao eixo também não foi danificada/empenada. Se isto aconteceu, amigo, esqueça. Jogue o disco fora, pois tua segurança estará em grande risco!
Boa sorte aí.
abs
Trovão