03-08-2015, 00:39
sascencio Escreveu:Acho que no caso, houve algum problema com a relação, moto ou falta de manutenção...
Qualquer relação com corrente com uma manutenção básica, dura muito, mas muito mais do que 19.000km... No caso nem foram 19.000km, pois foram 2 relações...
Nunca fiz viagem grande com moto sem cardã, mas tive uma Kawa Z750 e a recomendação do manual era limpar e lubrificar a cada 400km, ou seja, em 19.000km tinha que dar manutenção umas trocentas vezes. Indo direto de Brasília a SP teria que parar para lubrificar duas vezes e mais uma na chegada!
Numa viagem ao fim do mundo as condições são piores, tem a areia, o vento, o calor, tudo conspira contra a corrente. Não sei como os viajantes experientes fazem. Eu provavelmente colocaria aquele gotejador de óleo na corrente pelo menos para garantir que não rodasse seco, e faria a manutenção completa sempre que possivel. Relação e corrente reserva são essenciais na bagagem. Um amigo ficou uma semana no sul do Chile esperando por relação e corrente da VStrom dele chegarem pelo correio. Ferrou o planejamento todo dele. Por enquanto vou me arriscando de cardã!