01-10-2015, 04:20
Faltou falar que até 2012 as R1200GS eram refrigeradas somente a ar. Tem o escape redondo, do lado esquerdo, e o cardã do lado direito.
A partir de 2013 (ou 12/13) o motor foi completamente reprojetado e agora é refrigerado 65% a ar e 35% a água (somente os cabeçotes). Com isso, ganhou alguns CVs a mais de potência (são 125 CV prá ninguém botar defeito). Tem o escape quadrado, do lado direito, e o cardã do lado esquerdo e são conhecidas pela sigla "LC" (liquid cooled) ou "WC" nos EUA (Water cooled).
As primeiras unidades das LC vinham sem amortecedor de direção e, como todo projeto novo, tiveram algumas doenças crônicas de recém-nascidos.
A maioria destes problemas foi solucionada por meio de Recalls (menos a ausência do amortecedor de direção, cuja real necessidade ainda é alvo de muita controvérsia).
A partir de 2013 (ou 12/13) o motor foi completamente reprojetado e agora é refrigerado 65% a ar e 35% a água (somente os cabeçotes). Com isso, ganhou alguns CVs a mais de potência (são 125 CV prá ninguém botar defeito). Tem o escape quadrado, do lado direito, e o cardã do lado esquerdo e são conhecidas pela sigla "LC" (liquid cooled) ou "WC" nos EUA (Water cooled).
As primeiras unidades das LC vinham sem amortecedor de direção e, como todo projeto novo, tiveram algumas doenças crônicas de recém-nascidos.
A maioria destes problemas foi solucionada por meio de Recalls (menos a ausência do amortecedor de direção, cuja real necessidade ainda é alvo de muita controvérsia).
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
