18-11-2015, 19:45
vamos lá..... prá começar, humildemente reconheço o seguinte: quem sou eu para avaliar os engenheiros da BMW, né?
Mas considero o plano de manutenção em relação a esse ítem como simplesmente ridículo.
Quero lembrar aos colegas que todos os carros 4x4 que conheço, e que têm eixo cardan, possuem uma luva de acoplamento com estrias - sistema literalmente idêntico a este da 1200 - e, nestes carros, o sistema funciona totalmente exposto ao ambiente, sem nenhum tipo de proteção - e nem por isso existe histórico de quebras que seja significativo. (aliás, são 2 cardans - um traseiro e outro, dianteiro)
No caso dos carros, o que o proprietário tem que fazer (e é claramente indicado no plano de manutenção) é simplesmente lubrificar aquela conexão através de um pino de aplicação de graxa que existe na peça (e que, se quebrar, custa 3 reais). A graxa nova entra sob pressão, expulsando a graxa antiga, que ....cai. Simples assim. Com isso, as lubrificações frequentes estão sempre protegendo a luva, o eixo e as estrias - seja contra desgaste prematuro, seja contra corrosão.
Já tive todo tipo de carro 4x4, incluindo um Jeep 61 com 30 anos de idade, minha atual SW4 com 285 mil Km, enfiando-os todos nas piores condições de lama, áreas alagadas, areia da praia, etc, etc, e a quantidade de problemas que tive foi....zero.
Não sei o trabalho que dá para desmontar isso na 1200, mas nada justifica que o serviço de limpeza e lubrificação não seja feito em intervalos regulares (no mínimo em cada revisão anual obrigatória)
abraços
Trovão
Mas considero o plano de manutenção em relação a esse ítem como simplesmente ridículo.
Quero lembrar aos colegas que todos os carros 4x4 que conheço, e que têm eixo cardan, possuem uma luva de acoplamento com estrias - sistema literalmente idêntico a este da 1200 - e, nestes carros, o sistema funciona totalmente exposto ao ambiente, sem nenhum tipo de proteção - e nem por isso existe histórico de quebras que seja significativo. (aliás, são 2 cardans - um traseiro e outro, dianteiro)
No caso dos carros, o que o proprietário tem que fazer (e é claramente indicado no plano de manutenção) é simplesmente lubrificar aquela conexão através de um pino de aplicação de graxa que existe na peça (e que, se quebrar, custa 3 reais). A graxa nova entra sob pressão, expulsando a graxa antiga, que ....cai. Simples assim. Com isso, as lubrificações frequentes estão sempre protegendo a luva, o eixo e as estrias - seja contra desgaste prematuro, seja contra corrosão.
Já tive todo tipo de carro 4x4, incluindo um Jeep 61 com 30 anos de idade, minha atual SW4 com 285 mil Km, enfiando-os todos nas piores condições de lama, áreas alagadas, areia da praia, etc, etc, e a quantidade de problemas que tive foi....zero.
Não sei o trabalho que dá para desmontar isso na 1200, mas nada justifica que o serviço de limpeza e lubrificação não seja feito em intervalos regulares (no mínimo em cada revisão anual obrigatória)
abraços
Trovão