18-08-2016, 17:24
Iceman Escreveu:Nem tanto, quando se considerar o fator "centro de gravidade".
No motor boxer, os pistões ficam deitados, proporcionando um centro de gravidade mais baixo, o que torna a moto mais "amigável" em baixas velocidades e principalmente parada.
Nos motores convencionais, os pistões são em pé, e portanto o centro de gravidade do motor (e consequentemente da moto) é mais alto.
Já andei numa TEX, e parada a moto vira um SCANIA de tão pesada.
Qualquer bobeada é chão na certa. E nem pense em tentar segurar, pois vai se machucar.
Agora, que o motor 3 cil. é show de bola andando, lá isso é. O ronco dele é muito legal, parecendo quase um assobio de motor elétrico.
Ambas tem seus prós e contras, mas no conjunto da obra ainda fico com a minha gorda
PS: A R1200GS não tem problema algum de esquentar as pernas. Já a F800GS, esta sim tem o mesmo problema e pelos relatos, o problema na TEX é mais do lado direito, o que não faz sentido, porque tem ventoinha do radiador em ambos os lados. Vai entender...
Um dia vou até Sampa fazer um TD na Tex, e comprovar isso que voce relatou.