05-09-2016, 06:34
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-09-2016, 06:38 por Petrel.)
Normal, principalmente nos escapamento de aço inox, porém ocorre com maior velocidade em função da mistura ar/combustível, já que essa proporção influencia diretamente na temperatura dos gases de saída do motor, daí a relação com regulagem de válvulas e etc.
Quanto mais pobre for essa mistura, mais quente serão os gases, daí como nesse motor a injeção de combustível é independente pra cada cilindro, bem provável há uma pequena diferença entre eles, o que fez um ficar azulado mais rápido.
Existe um procedimento importantíssimo de manutenção no motor Boxxer, que se chama "Equalização de cilindros" que faz justamente essa comparação entre o volume de mistura aspiradas pelos cilindros, pena que a maioria das CC não dão a devida importância a esse procedimento durante as revisões!!!!
Pra fazer essa equalização a BMW têm um equipamento específico, não sei se todas as cc no Brasil dispõe dele.
Quanto mais pobre for essa mistura, mais quente serão os gases, daí como nesse motor a injeção de combustível é independente pra cada cilindro, bem provável há uma pequena diferença entre eles, o que fez um ficar azulado mais rápido.
Existe um procedimento importantíssimo de manutenção no motor Boxxer, que se chama "Equalização de cilindros" que faz justamente essa comparação entre o volume de mistura aspiradas pelos cilindros, pena que a maioria das CC não dão a devida importância a esse procedimento durante as revisões!!!!
Pra fazer essa equalização a BMW têm um equipamento específico, não sei se todas as cc no Brasil dispõe dele.