06-10-2016, 20:29
Vital Escreveu:Paulo boa noite, deixar um adendo ao seu comentário referente ao peso dos motores BMW X Rotax, comprando os dois com 110 hp, o BMW pesa 73 kg com redutor acoplado, o Rotax 912 pesa 61 kg, agora vc coloca no rotax alternador 3 kg, bomba de vácuo 0,8kg, embreagem de sobrecarga 1,7 kg total 5,5 kg chegando o rotax 66,5 kg o rotax e refrigeração mista, ar/água acrescente ai mais 2 kg, enfim o rotax chegara a 68/69 kg contra 73 da BMW, quanto a vibração, sem dúvida um motor 4 cilindros e mais equilibrado que um dois cilindros, que se soluciona com coxins especial. quanto a uso de duas velas por cilindro começou a ser usado a pouco tempo pela rotax, qualquer duvida estou a dispocição, grande abraço
Sim concordo, mas ainda assim os Rotax são mais comuns em experimentais leves e até bi motores. Mais leves, vibram muito menos, principalmente os Turbo 914. Tive um com motor fabricado em 1994. As duas velas por cilindro são padrão desde o lançamento, inclusive existindo 912S e 914 turbo homologado. Mas não sei o preço de um motor BMW e suas adaptações, caixa de redução etc. um Rotax está em torno de 30.000 Dólares. O BMW deve ser bem mais barato. Deve compensar pois são confiáveis em motos.