09-12-2016, 20:21
FPoli Escreveu:Embreagem a seco é comum em carros onde o disco atua sem nenhum lubrificante, só pelo atrito entre o disco e o platô e normalmente tem um disco só. Das motos creio que somente o boxer da BMW usava esta configuração.
A úmida tem vários discos pequenos que são lubrificados a óleo atuando com vários pequenos platõs. É multi-disco banhada a óleo. A nova GS é assim.
Na prática, não notei diferença. Talvez tenha maior duração.
As Ducati usam embreagem disco seco, clássico. Por isso aquela barulheira, parece que tem um gato dentro do motor sendo moído :-) quando se aperta a embreagem...kk
[COLOR="#000080"]
Abraços,
Osvalter Moller
Cotia/Indaiatuba, SP
[/COLOR]
Primeiro amor em 1987: Turuna, depois NX150, XLX250, XT600, DR650RSE, Cagiva Elefant900 (10 anos) e Africa Twin 1994 (2010+)
Clube Bigtrails do Brasil
Contato
Abraços,
Osvalter Moller
Cotia/Indaiatuba, SP
[/COLOR]
Primeiro amor em 1987: Turuna, depois NX150, XLX250, XT600, DR650RSE, Cagiva Elefant900 (10 anos) e Africa Twin 1994 (2010+)
Clube Bigtrails do Brasil
Contato