22-05-2017, 12:42
PabloTiago Escreveu:Então, o que pode ser usado como alternativa ao conector do can-bus, que é impossível de ser achado no Brasil, é a utilização de um relé auxiliar recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto.
Sem conflito nenhum com a can-bus na utilização de GPS e faróis auxiliares. E toda vez q se desliga a chave o sistema é desligado em seguida.
Não é bem assim.
Tudo na BMW esta ligado via can-bus e o microcontrolador esta calibrado para a carga de cada dispositivo.
Se voce ligar um relé a qquer ponto do can-bus ("recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto") voce estara mudando a impedancia do circuito e o computador de bordo pode reclamar e sua moto não ligar mais.
Voce pode tentar ligar um rele com impedancia muito grande em paralelo ou em serie com impedancia muito pequena e rezar para o computador ficar feliz.
Outra opção é ligar em qquer ponto do can-bus e REPROGRAMAR o computador para a nova carga, o que exigiria acesso ao software da BMW (ou uma hackeada braba).
Note que o conector auxiliar está ligado ao can-bus e é até aonde eu sei a unica forma garantida de voce ligar algum acessorio que necessite de 12V acoplado a chave de ignição.
Como ja comentei em post anterior eu usei o conector auxiliar para ligar meu GPS e farois auxiliares que inicialmente eram de lampada comum de 55W cada.
Como eu não sei qual é o limite de carga do conector auxiliar eu usei um relé.
Assim a carga em si esta direto na bateria via relé e um fusível.
O power de ativar/desativar o relé esta ligado ao conector auxiliar.
Eu não sei se outras concessionarias BMW no Brasil teriam o conector auxiliar.
Eu sei que tentei comprar na Autokraft do RJ e fui informado que não existia no Brasil (ou porque não tem mesmo ou porque eles não tinham e não queriam ter)
Comprar nos EUA ou na Europa porem é facil.