02-05-2018, 13:54
Possenti Escreveu:Não se troca a coifa a não ser que esteja furada. Elas duram muito se você as mantém hidratada (wd40) após uma lavagem. A graxa para elas é a NBU 30 PTM, e prometo não falar mais disso (kkkkkkkkkkkk)...
Qualquer outra graxa utilizada além dessa não durará, pois esta é própria para o contato com umidade, por isso seu preço. Fiz vários testes e ela não se desfaz com o contato com água. Já com solventes e até mesmo o wd40 ela inicia o processo de se transformar em líquido.
Por isso, ao hidratarem a coifa usem um pano humedecido com o produto (prefiro o wd40) que não agrida borrachas...
Fazendo isso, tenham certeza que diminuiremos e muito a chance de danos ao sistema.
Aproveitando o tópico, prestem a atenção a lubrificação nos copinhos da cruzeta do cardã. Neste que recuperei, a moto tem 42 mil km e a graxa dentro dos copinhos já estava muito além de uma lubrificação de qualidade.
Desta forma, adotarei como procedimento de manutenção preventiva a desmontagem e lubrificação das cruzetas do cardã entre 60 a 80 mil km. Após isso, aí sim podemos garantir que tudo estará perfeito.
Para se desmontar as cruzetas tem que ter um pequeno gabarito para não danificar o sistema, mas nada difícil. Porém...requer experiência em desmontagem de cardãs de veículos normais.
Boa sorte
Saudações
Possenti, só uma observação para ajudar nesse tópico. O WD40 é um produto que expulsa (repele) água como o próprio nome diz "water displecement", então tem que ver se não causará o ressecamento da borracha. Talvez algo tipo vaselina possa ser indicado.
Outra coisa, de onde vem ou por onde passa a água que se acumula no interior do braço do cardã? Se não pode evitar sua entrada, por que não fazer um furo na parte inferior para que ela saia?
Ficam aí as observações e sugestões.