10-12-2018, 12:23
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-12-2018, 12:25 por Gnegraes.)
Os filtros K&N são conhecidos por propiciarem melhor "performance" do motor. São filtros mais abertos que os de papel, o que leva a um aumento na entrada de comburente na câmara de combustão. Mas.... sempre há um mas, se você aumente a entrada de comburente, necessita aumentar proporcionalmente a entrada de combustível, preferencialmente em uma relação mínimamente estequométrica, ou seja, a mistura não deve ficar nem pobre (=muito ar) e nem muito rica (muito combustível).
Em minha humilde opinião, usar filtros K&N sem alterar a injeção de combustível, em nada melhora o desempenho, minimamente piora pois aumenta o risco de furar cabeça de pistões, etc...
A vantagem destes filtros, além do propalado aumento de desempenho, fica por conta de ser lavável. E não se deve esquecer jamais de impregná-lo com o líquido dele.
Motores diesel podem ter aumento na entrada de ar sem problemas, pois não possuem borboleta na admissão e trabalham com misturas ricas na aceleração (daí a fumaça preta...), a entrada de ar é livre e quanto mais ar for admitido, melhor. Por isso todos os motores diesel modernos possuem turbo e intercooler (resfriando o ar, se admite mais massa de ar por volume aspirado, pelo aumento da densidade do ar).
Particularmente não me agrada ter um filtro "mais" aberto. Se a impregnação não foi bem feita, pode passar mais sujeira para dentro do motor e as consequências não são boas..... Excessão feita a motores de competição.
Em minha humilde opinião, usar filtros K&N sem alterar a injeção de combustível, em nada melhora o desempenho, minimamente piora pois aumenta o risco de furar cabeça de pistões, etc...
A vantagem destes filtros, além do propalado aumento de desempenho, fica por conta de ser lavável. E não se deve esquecer jamais de impregná-lo com o líquido dele.
Motores diesel podem ter aumento na entrada de ar sem problemas, pois não possuem borboleta na admissão e trabalham com misturas ricas na aceleração (daí a fumaça preta...), a entrada de ar é livre e quanto mais ar for admitido, melhor. Por isso todos os motores diesel modernos possuem turbo e intercooler (resfriando o ar, se admite mais massa de ar por volume aspirado, pelo aumento da densidade do ar).
Particularmente não me agrada ter um filtro "mais" aberto. Se a impregnação não foi bem feita, pode passar mais sujeira para dentro do motor e as consequências não são boas..... Excessão feita a motores de competição.