Se vocês vissem o chacoalhão que a minha deu a 120 km/h... Foi uma das vezes em que me senti mais próximo da morte, a ponto de ter gritado por deus, coisa em que não acredito. Estava no piloto sem as mãos. Dizem que o Kevin Ash estava em pé com os braços abertos.
O que o autor está tentando demonstrar, náo é que não podem ocorrer vibrações, mas sim que a moto foi projetada de tal forma a se corrigir sozinha, sem que tenhamos que fazer nada.
Ocorre que há um areação intrínseca do piloto de querer segurar o guidão, quando ve que este começa a balançar, e isto pode piorar muito a situação.
Isto equivale ao cara sentir que o carro não está fazendo a curva, e meter o pé com tudo no freio.
Se o carro não está fazendo a curva, é porque está faltando aderencia nas rodas dianteiras. Travar as rodas (em carros sem ABS) somente tornará o problema pior ainda.
Mas é uma reação natural, um dos assim chamados "Instintos de sobrevivência" (quem já assistiu ao vídio do Keith Code sabe do que estou falando).
Da mesma forma, tentar para a vibração do guidão na base da força é uma reação natural, mas que só agravará o problema.
De qualquer modo, é sempre bom sabermos como as coisas funcionam, ainda que nossos instintos possam nos impedir de fazer a coisa certa na hora de um aperto.
O ideal meso é evitar que o problema se incie, mantendo sempre as mãos no guidão.
Abraços,
Thomas.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... :o)
Mas a minha parou depois que botei a mão e só por isso e,por sinal machuquei as duas mãos com as pancadas que o guidão deu nelas. Isso que ele está falando eu conheço bem. As S1000RR fazem isso, basta deixar as mãos leves. Essa moto (GS) tem esse senão, por isso colocaram o damper an 2014 e se fossem realmente sérios fariam um recall em todas para colocá-lo.
Iceman Escreveu:O que o autor está tentando demonstrar, náo é que não podem ocorrer vibrações, mas sim que a moto foi projetada de tal forma a se corrigir sozinha, sem que tenhamos que fazer nada.
Ocorre que há um areação intrínseca do piloto de querer segurar o guidão, quando ve que este começa a balançar, e isto pode piorar muito a situação.
Isto equivale ao cara sentir que o carro não está fazendo a curva, e meter o pé com tudo no freio.
Se o carro não está fazendo a curva, é porque está faltando aderencia nas rodas dianteiras. Travar as rodas (em carros sem ABS) somente tornará o problema pior ainda.
Mas é uma reação natural, um dos assim chamados "Instintos de sobrevivência" (quem já assistiu ao vídio do Keith Code sabe do que estou falando).
Da mesma forma, tentar para a vibração do guidão na base da força é uma reação natural, mas que só agravará o problema.
De qualquer modo, é sempre bom sabermos como as coisas funcionam, ainda que nossos instintos possam nos impedir de fazer a coisa certa na hora de um aperto.
O ideal meso é evitar que o problema se incie, mantendo sempre as mãos no guidão.
E tem mais uma coisa. Ali no vídeo essa batidinha fleumática que ele dá não faz nada mesmo. Quando ela chacoalha é para valer, parece um touro. Quem quiser acreditar e se cuidar, que se cuide. Para os outros, boa sorte.