Olá pessoal, tudo bem?
Sou novo aqui no fórum e novo também nas motos BMW. Na semana passada comprei uma GS310 Rallye 2021, que até agora tem me satisfeito bastante quanto ao meu uso.
O único porém é relacionado ao desligamento do ABS, que no novo modelo não tem mais a opção do botão de desligamento.
Alguém sabe se existe algum modo de desligar o mesmo numa condição off-road? Talvez tirar algum fusível ou desligar algum sensor, sem prejudicar nenhum componente da motoca?
Obrigado.
Nao tem como, unico modo é tirar o sensor. mas vc quer desligar pra que ? fazer OFF?
Eu estou satisfeito com a tecnologia e com a implementação do ABS pela marca. Não tenho experiência em off-road.
Infelizmente nenhuma gs a partir dos modelos 2021 desliga o abs, desde a 310 até as 1250. Nao recomendo mexer em sensores.
Siga-me no instagram: @daniel.schaeffer_

Bons ventos sempre, braaap
Eu estou velho e ainda acredito em Papai Noel, então não consigo entender qual a vantagem de perder 2 recursos importantes para a segurança do motociclista.
Um Off hard ? Aí até pode se justificar, mas se for um Off civilizado, não me parece vantagem perder o ABS e o freio combinado. Fazer "acrobacia" no asfalto ? Nesse caso acho que o "equipamento" melhor seria uma moto adequadamente preparada para tal (e não somente tirar ABS e freio combinado) e, é claro, ter um local que ofereça segurança proporcional, etc.
Outra dúvida é se o "artifício" não acarretará registro de erro reconhecível pelo scanner, dando margem à CC de se esquivar de alguma garantia.
Talvez eu esteja enganado.... ou não..
Temeroso. Freio é segurança. O ABS tornou-se item obrigatório pela legislação.
11-11-2021, 10:14
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-11-2021, 14:07 por luiz baum.)
Ano passado fiquei numa casa em Pomerode que ficava no alto de uma subida bem inclinada.
A moto ficou parada até o dia da volta pois os deslocamentos foram feitos de carro.
Moto carregada para iniciar o retorno para casa...
Esqueci de desligar o ABS...
Ainda bem que ando devagar e logo parei para desabilitar o recurso.
Se estivesse um pouquinho só mais rápido e com ABS ligado ia ser um problema querer reduzir a velocidade na descida.
Não discuto os fins para os quais alguns usam ABS desligado.
Mas sem dúvida uma simples descida mais forte com irregularidades e um off road mais forte são alguns dos motivos.
Motos trail, bigs ou não, vez ou outra estarão sujeitas a rodarem com ABS desligado.
Pouquíssimas vezes desliguei o ABS.
Mas desliguei quando foi preciso.
Se este fosse o meu problema eu avaliaria o efeito causado no sistema devido ao desligamento da fiação do sensor.
Se o resultado fosse o esperado aí era só colocar uma chavinha...sem cortar nada para não perder a originalidade.
Luiz Baum
Marivaldo Escreveu:Temeroso. Freio é segurança. O ABS tornou-se item obrigatório pela legislação.
Marivaldo,
Acho que neste caso de uso no off-road a obrigatoriedade de ABS é acessória, visto se estar rodando fora de vias pavimentadas oficiais.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
11-11-2021, 11:27
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-11-2021, 20:26 por Gnegraes.)
EvertonM Escreveu:Eu estou velho e ainda acredito em Papai Noel, então não consigo entender qual a vantagem de perder 2 recursos importantes para a segurança do motociclista.
Um Off hard ? Aí até pode se justificar, mas se for um Off civilizado, não me parece vantagem perder o ABS e o freio combinado. Fazer "acrobacia" no asfalto ? Nesse caso acho que o "equipamento" melhor seria uma moto adequadamente preparada para tal (e não somente tirar ABS e freio combinado) e, é claro, ter um local que ofereça segurança proporcional, etc.
Outra dúvida é se o "artifício" não acarretará registro de erro reconhecível pelo scanner, dando margem à CC de se esquivar de alguma garantia.
Talvez eu esteja enganado.... ou não..
Everton,
Creio que o desligamento de ABS em nada interfere no funcionamento do freio combinado dianteiro/traseiro.
As Bigtrails são motos para fazer off-road leve e creio que em baixa velocidade.
Se alguém pretende fazer as peripécias de competições de motocross, tem de ter o equipamento adequado e que com certeza não as nossas Bigtrails.
O freio combinado acredito que em nada interfere no rodar comedido em piso de terra.
Já o ABS ligado pode ser um problema....
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...