Um pitaco nesta troca de informações.
Um grande causador de problemas no cardan, pode ser uma simples lavada no amigo da esquina. Geralmente utilizam uma bomba de alta pressão e um veneno chamado solupam. Eles diluem numa proporção que aparentemente não atacam a pintura. Mas o simples vapor do produto podem entrar pelas coifas e detonar o eixo e suas articulações...
Observem que no velho mundo, moto limpinha somente nas exposições. No dia a dia um pouco de água fria para tirar o sal e pouco detergente para não tirar a lubrificação....
Ademais, desmontar cardan a cada 10kkm acho um absurdo. Seria a mesma coisa de desmontar as homocineticas do carro a cada 10kkm. O normal seria a cada 10 anos ou 60kkm pelo menos....isto em uso normal....e viajar 10kkm em 20 dias é uso normal....
Tenho dito.
Sds
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
comprei minha gs 0km e a primeira pergunta foi com relação ao cardam : resposta do consultor na hora da entrega foi: o cardam tem baixa manutenção só precisando ser verificada nas manutenções periodicas das revisões segundo plano da bmw e que a garantia cobre todos os custos referente ao cardam desde que todas as revisões estejam em dia . Na duvida gravei um video dele falando , sabe se lá !!!!!! Minha gs 10/10 vendi com 100.000km cardam perfeito.
Luciano5.0 Escreveu:comprei minha gs 0km e a primeira pergunta foi com relação ao cardam : resposta do consultor na hora da entrega foi: o cardam tem baixa manutenção só precisando ser verificada nas manutenções periodicas das revisões segundo plano da bmw e que a garantia cobre todos os custos referente ao cardam desde que todas as revisões estejam em dia . Na duvida gravei um video dele falando , sabe se lá !!!!!! Minha gs 10/10 vendi com 100.000km cardam perfeito.
Perfeito.
Cuide das coifas e sempre use a graxa recomendada para elas pela BMW, mantém a estanqueidade da estrutura monobraço e impede a entrada de sujeira e água.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Sai de uma GS800 e comprei uma GS 1200 (meu sonho) ano2015 PREMIUM COM 35.000KM. fazendo uma pequena viagem de fim de semana de repente a roda traseira travou feio... quase aconteceu uma tragédia. o CARDAN QUEBROU.
Um alerta pra todos os proprietários de GS1200. Faça manutenção regular do cardan....
reboquei a moto pra Brasilia. levei no Ulisses NINJA MOTOS no Sudoeste. graças a Deus ele fez uma adaptação de uma junta universal nova e mais resistente. ficou zerado. ficou um trauma e ainda tô pegando confiança devagarinho.
alerta..... quem tem gs1200, faça manutenção do cambio regularmente. já vi inúmeros relatos de problemas de cardan.
Para quem não concorda em fazer o furo no braço do cardã (ou sei lá como se chama isso tecnicamente) para sair a água:
As motos GS 1250 ano 2022 modelo 2022 já vem com esse furo e uma borrachinha com bico para tapar o furo, assim a água já sai pela ação da gravidade e também não entra sujeira. Pode acreditar, eu tenho uma e veio com essa paradinha e estou muito contente. Só fazer as manutenções a cada 10k no cardã e boa!
Para quem disse que os mecânicos estavam fazendo gambiarra e que estragaria a eficiência do material metálico por causa do furo, queimou a língua kkkk
Concordo com o Roberto.
Se não tem, melhor não fazer - até porque podem alegar perda da garantia, já que a moto não tinha esse furo, apesar das novas virem com ele.
Quanto a fazer a manutenção durante a garantia, a CC de Goiânia disse que não tem problema nenhum. Já a CC de Brasília disse que perde a garantia (mas se vc quiser fazer o serviço trocando a coifa, algo em torno de R$ 2500,00, eles fazem - baita contradição !).
Minha moto está com 8.500 kms, então dá para esperar mais um tantinho.