• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Adventure LC com problema no motor.
O Sal colocou uma pulga atrás da orelha de todos proprietários de 1200 que instantaneamente começaram a ouvir coisas... Fiz a revisão de 40k na minha sexta feira na Motopoint Rio Claro e tinha certeza que havia um barulho de válvulas... Tampas abertas, folga medida e tudo está na mais perfeita ordem!

Pronto, imediatamente após o mecânico elogiar, dizendo que o motor está "zero" o barulho de válvulas sumiu como um passe de mágica! Efeito placebo puro! Kkkkkk

Vamos lembrar que nossas motos não são elétricas e sim, são barulhentas! Kkkkk

Bora rodar galera!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
  Responder
Uma coisa é certa, não podemos comparar com o barulho dos motores arrefecidos a Ar, pois os LC são completamente diferentes.
No lançamento dos LC em 2013 as revistas especializadas minimizaram as alterações, talvez pelo fato do arrefecimento ter se mantido também a ar, ou seja misto, porém ao se fazer um estudo mais aprofundado, percebemos que só sobrou a posição Boxxer dos cilindros e nada mais!!!
O comando de válvulas então é completamente diferente, aliás acredito até que seja inédito, nunca tinha visto coisa igual.
Daí é possível que ele tenha mesmo um barulho diferente!!!!
  Responder
https://www.youtube.com/watch?v=VHwhER815go

Esse vídeo mostra bem o novo motor, são dois eixos de comando de válvulas em cada cabeçote q parecem ser como outros tanto de moto quanto de carro. Mas o fato é que esse motor tem a mesma posição dos cilindros também dois comandos acionados por corrente como antigo porém com desenho medidas e talvez até materiais e forma de produção diferentes do antigo, o que mais mudou foram alternador o câmbio e embreagem que agora são dentro do motor e banhados com o mesmo óleo do motor, o antigo usava alternador fora com correia, câmbio também fora e com óleo específico e embreagem com disco úníco e seco igual aos automóveis.
https://www.youtube.com/watch?v=LD6kGafB2to Com certeza esses motores vem prontos da Alemanha.
  Responder
Realmente são dois eixos de comando de válvulas exatamente como no modelo anterior e em tantos outros motores, porém diferentemente dos demais, que são acionados diretamente pela corrente nas suas extremidades, neste motor foi adicionado um conjunto ( secundário) como podemos ver no print abaixo o momento exato que este conjunto é adicionado ao motor.

[Imagem: f961f35a6038d0853fc6cdb48a479ff7.jpg]

Me refiro ao componente que aparece no canto inferior esquerdo da foto. Aí tá a diferença e são exatamente eles que serão trocados na moto do Sal, segundo a lista passada por ele.
Desconfio que este barulho adicional advém deste componente, portanto "pode ser" que um barulho adicional, seja normal neste motor.

Observem na figura abaixo como se forma o conjunto, são dois eixos, um montado dentro do outro, além de uma terceira peça que foi batizada de
Reluctor, item número 8 da figura.

[Imagem: d058fdef14f11f2ea9d5113eb3601eba.jpg]

Resumindo, nada disso existe no motor anterior, a corrente de comando vai diretamente em dois Pinhões nas extremidades dos eixos de comando.
  Responder
Muito louco o negócio !!
Deve servir para diminuir o esforço na corrente.
  Responder
https://www.youtube.com/watch?v=fWTZ5TOmhWU

O motor ac é bem mais simples
  Responder
Então, a potência gasta pra sincronizar os motores de 4 tempos, sempre foi um problema, daí os diversos sistemas de sincronização desenvolvidos ao longo do tempo, chegando aos atuais i-vvt, onde a abertura de válvulas é variável com uso da eletrônica.
De todas as soluções utilizadas até agora, a que gosto mais é o uso do balancim roletado, simples e muito eficientes na redução do atrito e consequentemente no gasto de potência gerada no motor, apenas para sincronizar-lo.
Mas com certeza, no caso do motor Boxxer LC, a adoção deste comando têm sim a ver com a ganho de potência conseguido, além claro, das outras modificações, como por exemplo um maior controle sobre a temperatura ideal de trabalho.
  Responder
http://www.saferiders.it/wp-content/uplo...0502e3.jpg

Petrel, olha essa imagem é do motor da minha 2009, também tem a terceira engrenagem para a corrente.
  Responder
Aleksander Escreveu:http://www.saferiders.it/wp-content/uplo...0502e3.jpg

Petrel, olha essa imagem é do motor da minha 2009, também tem a terceira engrenagem para a corrente.

Falei besteira kkkkk, esse é o LC
  Responder
Kkkkk, rapaz vc me deu um susto agora, eu já estava querendo ir pro oftalmologista!!!

Mas falando sério, eu nunca havia visto um arranjo desse numa sincronização de motor.
Mas o que me deixou ainda mais encucado é que uma das engrenagens tem 3 varições de tamanho, +0,20 mm, +0,40 mm e +0,60 mm. Como se ela fosse usada pra regular algo, na moto do Sal eles vão colocar a 0,40 mm. Segundo a lista passada a ele.
Talvez essa seja a forma de reduzir o barulho.
No modelo até 2009, é diferente sim, só que nele é usado apenas um eixo de comando e acionando as 4 válvulas por balancim, com regulagem de folga por parafuso, simples de regular, porém desregula com maior facilidade.

[Imagem: b06aaa4ccf325fe8100c4b2831472e43.jpg]

Já no 2010, Foi adicionado um segundo eixo de comando, eliminando assim o uso do balancim, com regulagem por troca das semi esferas, sistema mais preciso e durável na regulagem da folga de válvulas, foi ainda adicionado uma válvula no escape.... essas alterações rendeu a ele uns cavalinhos a mais em comparação ao anterior.

[Imagem: 135847bdb810e4140d7ff89643eeb743.jpg]

Aí vem em seguida o LC que mudou tudo, no motor inteiro!!!!
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Tampa do tanque com problema Jao 10 4,302 02-01-2025, 13:31
Última Mensagem: EvertonM
  Som metálico no motor da GS 1250 premium sfximenes 58 39,308 06-08-2023, 12:49
Última Mensagem: Reiner
  Catalogo de peças para reparo Motor GS 1150 2001/2 Robsão Per 2 1,448 21-06-2023, 06:38
Última Mensagem: Robsão Per
  Tampa de Cabeçote / Protetor Motor Inferior R1250GS Gordão 9 3,819 21-03-2023, 07:37
Última Mensagem: Gordão
  Teste comparativo de óleos de motor Gnegraes 17 8,451 23-09-2022, 07:36
Última Mensagem: Gnegraes
  1250 com "erro no sistema de gerenciamento do motor". GUINCHO! Olive 20 20,117 02-08-2022, 07:34
  Problema de Cardan resolvido Germek 32 16,521 01-08-2022, 19:46
Última Mensagem: Marcelo DC
  Vazamento Óleo Parafuso motor ffelicio 6 3,333 22-01-2022, 15:48
Última Mensagem: EvertonM
  Problema Motor GS 1200 LC 2016, 3a vez em 6 meses , CC não consegue resolver PedroRamos 2 3,183 29-04-2021, 23:28
Última Mensagem: adriel
  R1150GS ano 2000 com dificuldade de partida do motor a frio. Aimar 14 4,426 02-04-2021, 16:55

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)