• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Amortecedor de direção para a R 1200 GS chega com tom de reparo de problema?
Achei isso hoje....

BIGTRAILS BIGPROBLEMS disse:
1 de abril de 2014 às 10:48
Porque a imprensa se cala diante dos relatos dos proprietários da BMW R 1200 GS que falam de problemas gravíssimos e erro de projeto.

PORQUE DIVULGAM APENAS OS COMUNICADOS OFICIAIS DAS FABRICAS?

Há vários relatos de acidentes; já vi até proprietário perguntando à BMW se poderia/deveria instalar amortecedor de direção.

A BMW para “solucionar“ fez o seguinte:

Dois modelos da BMW vão ganhar melhorias para 2014, segundo a imprensa internacional. A partir do ano que vem, a bigtrail R 1200 GS – e sua versão Adventure – e a touring R 1200 RT irão receber amortecedores de direção e dois novos modos de regulagem para o controle de estabilidade (ASC). Os três modelos foram os primeiros escolhidos pela marca bávara para serem equipados com o propulsor boxer de dois cilindros opostos refrigerado a líquido. De acordo com a assessoria de imprensa da marca, ainda não há previsão de quando as motos com o amortecedor de direção chegarão por aqui.

No entanto, a adoção do amortecedor de direção para a R 1200 GS chega mais com tom de reparo do que de melhoria. Em abril deste ano, quando a moto havia acabado de chegar ao Brasil, já existiam três notificações de recall para ela na América do Norte. Uma delas, inclusive, dizia que um parafuso de fixação dos tubos do garfo dianteiro na mesa superior poderia se soltar com o tempo em algumas unidades e causar a separação do tubo do garfo e gerar um grave acidente. O novo sistema, portanto, é aparentemente uma solução para os problemas de vibração no conjunto de direção da moto.

MAS E QUANTO AOS PROPRIETARIOS DE MOTOS 2013 E ANTERIORES?

Eu não compraria uma R 1200 GS, nem com o novo amortecedor de direção, pelo menos até que comecem a aperecer vários relatos de que os problemas foram solucionados.

Fonte
http://www.mundomoto.esp.br/?p=75245
  Responder
O que eu já li em foruns estrangeiros é que o amortecedor de direção foi colocado por causa da RT, e por uma questão de economia de escala foi estendido também às R GS. Mas isso apenas em conversas informais e teorias, nunca vi uma comunicação oficial a respeito.

A minha não veio com amortecedor de direção. De qualquer forma já andei em uma com amortecedor de direção, com direito a boas esticadas na estrada, e posso dizer que não senti nenhuma diferença na dirigibilidade. O cara dono da outra R1200GS LC que andou na minha também não sentiu diferença nenhuma na dirigibilidade entre as duas.

Mesmo botando a gorda para trabalhar e esticando até 200-220km/h, até hoje não senti falta do amortecedor de direção. Se tem é uma boa, esse tipo de acessório é sempre bem-vindo. Porém até agora não senti a menor falta, e espero continuar não sentindo falta.
Sergio
  Responder
A minha LC shimou com o piloto automático, com as mãos repousando sobre o tanque. Sei que está errado fazer isso, mas nas outras BMs que tive nunca aconteceu.
  Responder
Quando falam de soltar as duas mãos do guidom, eu me pergunto: PRA QUÊ?
  Responder
Amigos,
Sempre pensei que o amortecedor de direção servia mais para estabilidade em curvas.
A minha LC tem amortecer de direção e comparando-a com minha antiga f800 senti a diferença exatamente nos esterços - muito mais confiável.
O amortecer dá mais estabilidade.
Agora, em linha reta, acho que não há diferença substancial. Não percebi ganho algum.
abraços
  Responder
O amortecedor serve apenas para não chimar.
Wind Power Generation & Wind Power Fun
  Responder
Eder,perdoe minha ignorância: o que é "não chimar"?
  Responder
Também não sei, mas acho que é pra NÃO tomar CHIMARrão enquanto pilota....pelo menos faz sentido. rrrsss
  Responder
A moto chima quando começa a balançar em fase. Vou procurar no YouTube.
Wind Power Generation & Wind Power Fun
  Responder
Os casos mais extremos são conhecidos por "Tank Slap", e certamente não resultam em coisa boa.

Nunca tive nenhum problema com a minha.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Erro EWS no painel da GS 1200 2008 betoGS 1 673 27-01-2025, 17:45
Última Mensagem: EvertonM
  Gs 1200 ano 2008 Leandrão 1 7,280 14-02-2024, 08:32
Última Mensagem: Gnegraes
  Altura da R 1200 é um problema? clovismr 37 61,921 04-10-2023, 18:04
Última Mensagem: Reiner
  Novo recall para R1250GS, GS Adv, R e RS . Gnegraes 2 7,459 16-07-2023, 15:42
  Embreagem GS 1200 Abreu 32 55,122 31-05-2023, 17:06
  Recomendação de oficinas top para revisão - adicione sua recomendação aqui! Sisti 6 6,667 02-06-2022, 16:54
Última Mensagem: Rromagnani
  Copia chave gs 1200 rafael c 5 2,412 27-05-2022, 17:02
Última Mensagem: Marivaldo
  Ajuda para aquisição de R 1200 GS tiago-lima 11 4,886 19-02-2022, 09:29
Última Mensagem: adriel
  Freio Traseiro dando trancos 1200 GS - Adv 2007 Fabio Bike 9 3,496 08-12-2021, 08:04
Última Mensagem: Fabio Bike
  Graxa correta para coifa do carda mapamotos 68 26,666 05-12-2021, 20:23
Última Mensagem: Rromagnani

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: