Mcolnagosp Escreveu:Fiquei com esa dúvida: quando a bateria dá sinal que tá indo pro brejo.
Segundo os "técnicos", se na hora de partida a voltagem cair pra 10 volts, tá chegando a hora.
A minha tá naseguinte situação: viro a chave, normalmente depois de dois dias sem ligá-la, aparece 12,5 V. Na partida cai pra 11,5 e com motor em funcionamneto fica em 14 a 14,2 V.
Se fosse "técnico" diria TENSÃO e não VOLTAGEM!
(perco o amigo mas não perco a piada :p)
A tensão medida com o motor em funcionamento não é da bateria, e sim do alternador carregando a mesma.
Na partida é comum abaixar a tensão mesmo.
Na verdade, se carrega a bateria com tensões entre 13 e 13.8V.
Uma bateria cheia e em boas condições, deveria marcar em torno de 12.5 a 12.8V, em repouso, ou seja, com o motor, faróis, etc. desligados.
Se a tensão chegar na casa dos 12.1 a 12.3, é porque a bateria já está com menos da metade da carga (o que não quer dizer que esteja ruim, apenas ficando sem carga).
Se a tensão, em repouso, cair abaixo de 11.8V, a bateria foi pro saco ou está totalmente descarregada.
Nesta condição, qualquer carga que seja ligada a mesma, fará a tensão despencar.
Notem que uma coisa é a carga da bateria, outra é a condição dela.
Uma bateria ruim, é aquela que não consegue mais segurar carga, o que é diferente de uma bateria descarregada, mas que voltará a plena carga após ser carregada.
O problema é que a maioria destes multímetros caseiros (ching ling, que vende no Wall Mart, Leroy Merlin, Casa&Construção, etc.) não tem muita precisão.
O bom seria um FLUKE ou algum aparelho mais preciso (e obviamente mais caro).