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Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles
#31
O mesmo mistéééério aconteceu comigo.

Vazou um dia que estava indo para SP, porem não estava calor, até garoa tinha na estrada, que me obrigou a parar no Milho Verde da Castelo, para colocar a capa de chuva.
E, quando cheguei em SP, notei o vazamento, mas....., já andei uns 2.000 km, e não vazou mais !!!!!!
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#32
Então, peguei um baita congestionamento na BR 386 (Canoas - Tabaí) no sábado, após a revisão dos mil. Como estava sem mala lateral e o trânsito literalmente parado, fiz uma meia hora de "corredor", em primeira e segunda, com temperatura ambiente em 34ºc. Nada de anormal, ainda bem .... Vlw!!
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#33
Pessoal estou comprando uma 800 GS e vi muita gente comentando sobre isso, como eu faço viagens longas (acima de 10.000 KM) nao pretendo ficar na mao por uma besteira dessas, tbm nao quero gastar 40K numa moto pra gastar + 1600 numa bomba d'agua Smile

Alguem sabe os detalhes da troca dos o-rings pra fazer esse "concerto" ? Pois pretendo fazer isso de forma preventiva.

Abraços !
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#34
flabomba Escreveu:Pessoal estou comprando uma 800 GS e vi muita gente comentando sobre isso, como eu faço viagens longas (acima de 10.000 KM) nao pretendo ficar na mao por uma besteira dessas, tbm nao quero gastar 40K numa moto pra gastar + 1600 numa bomba d'agua Smile

Alguem sabe os detalhes da troca dos o-rings pra fazer esse "concerto" ? Pois pretendo fazer isso de forma preventiva.

Abraços !

Veja no inicio da discussão desse tópico as fotos postadas pelo Carlos-BSB. Note os dois aneis de borracha, conhecidos como "o-rings", que tudo indica sofrem deformação como a temperatura e deixam o liquido refrigerante vazar. Segundo informações aqui do fórum e também de outras fontes, bastaria trocar esses dois anéis por outros, porém fabricados em VITON, uma borracha com melhores características do que a borracha nitrílica (NBR) utilizada na bomba original. Comentaram também que devem ser trocados por outros com maior espessura, mas aí eu acho ser complicado pois teóricamente, com diametro dos aneis maior, o rotor da bomba não montaria na carcaça.

Resumindo, muito se falou sobre a solução, mas até agora não soube de alguém que tenha feito isso com sucesso.
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#35
TOLENTINO Escreveu:Veja no inicio da discussão desse tópico as fotos postadas pelo Carlos-BSB. Note os dois aneis de borracha, conhecidos como "o-rings", que tudo indica sofrem deformação como a temperatura e deixam o liquido refrigerante vazar. Segundo informações aqui do fórum e também de outras fontes, bastaria trocar esses dois anéis por outros, porém fabricados em VITON, uma borracha com melhores características do que a borracha nitrílica (NBR) utilizada na bomba original. Comentaram também que devem ser trocados por outros com maior espessura, mas aí eu acho ser complicado pois teóricamente, com diametro dos aneis maior, o rotor da bomba não montaria na carcaça.

Resumindo, muito se falou sobre a solução, mas até agora não soube de alguém que tenha feito isso com sucesso.

Valeu Tolentino, eu realmente vi o detalhe da troca dos o-rings, acho que o que poderia ajudar a ir mais adiante seria (naturalmente, caso alguem já tenha isso Smile) passar as especificações desses 2 o-rings (onde comprar, tem algum codigo pra pegar os corretos?), isso geralmente custa centavos, poderiamos comprar já varios desses e em uma oficina de confiança já fazer a troca e nao ficar dependendo de esperar dar problema pra correr atras da BMW.
A verdade é que se voce percebe o problema indo comprar pao, é simples, mas se voce esta no meio da bolivia a coisa muda :-)

O que eu proponho é ir adiante com essa ação preventiva de forma coletiva, com varias motos no bolo, até mao de obra de troca disso acaba que pode ser melhor negociada que cada um ir individualmente no seu mecanico.

O que acham ? Faz sentido pra voces ?

Abraços,
  Responder
#36
Pessoal, acho que essa medida preventiva só funciona para os casos em que a moto já saiu da garantia, senão corre-se o risco de dar problema com a garantia da BMW.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
  Responder
#37
flabomba Escreveu:Valeu Tolentino, eu realmente vi o detalhe da troca dos o-rings, acho que o que poderia ajudar a ir mais adiante seria (naturalmente, caso alguem já tenha isso Smile) passar as especificações desses 2 o-rings (onde comprar, tem algum codigo pra pegar os corretos?), isso geralmente custa centavos, poderiamos comprar já varios desses e em uma oficina de confiança já fazer a troca e nao ficar dependendo de esperar dar problema pra correr atras da BMW.
A verdade é que se voce percebe o problema indo comprar pao, é simples, mas se voce esta no meio da bolivia a coisa muda :-)

O que eu proponho é ir adiante com essa ação preventiva de forma coletiva, com varias motos no bolo, até mao de obra de troca disso acaba que pode ser melhor negociada que cada um ir individualmente no seu mecanico.

O que acham ? Faz sentido pra voces ?

Abraços,

Apesar da minha moto já ter 11.000 km e não ter apresentado o problema do vazamento de óleo, eu vou trocar pelos de VITON quando sair da garantia, mas isto só vai acontecer em outubro de 2013. Até lá vou ver na concessionária qual é o código dos anéis e se viajar levo um conjunto em viton como sobressalente.
  Responder
#38
wakapp Escreveu:Apesar da minha moto já ter 11.000 km e não ter apresentado o problema do vazamento de óleo, eu vou trocar pelos de VITON quando sair da garantia, mas isto só vai acontecer em outubro de 2013. Até lá vou ver na concessionária qual é o código dos anéis e se viajar levo um conjunto em viton como sobressalente.

Wakapp,

Boa alternativa.
Assim que descobrir o código e especificações dos o-rings, poste aqui no tópico.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#39
Outra solução seria algum de nós conseguir o o'ring original (de alguem que trocou a bomba) e levar para algum fornecedor desse tipo de componente, para identificar o modelo.

Nesse link dá para conhecer bastante sobre o'rings; http://www.hipress.com.br/upload/catalog...NG5700.pdf
Essa empresa, localizada na Rua General Osório em SP, tem tudo relacionado a o'rings: http://www.vedabras.com.br/website/pt_br/?

Vamos que vamos que acabaremos descobrindo onde achar a solução e a que custo.
  Responder
#40
Vou conversar com os mecânicos da StarNews, para quando entrar uma com problema eu vou até lá para medir o diâmetro da tampa e os diâmetros e alturas das sedes dos anéis, dai posso especificar o anel correto, é mais fácil do que medir o anel, se ele estiver velho é pior ainda.

CM-F800-GS Escreveu:Wakapp,

Boa alternativa.
Assim que descobrir o código e especificações dos o-rings, poste aqui no tópico.
  Responder


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