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Carregador de bateria 12v
#1
Amigos,

Por indicação de um amigo, estou para adquirir um carregador de bateria igual ao do anuncio abaixo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-...-dafra-_JM

Sei alguma coisa sobre mecânica, mas confesso que no que se refere a elétrica, sou um completo ignorante.

Esse amigo possui uma moto igual a minha e disse que realiza o carregamento sem remover a bateria da moto, ainda com os plugues conectados.

Gostaria de saber dos mais entendidos se há algum risco no procedimento, pois a elétrica das nossas motos é bem enjoada e tenho receio de danificar alguma coisa, sabendo que nesse caso o prejuízo poderia ser grande.

Agradeço os comentários.

Abraços,

Felipe
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#2
Olá Felipe,
No caso de moto parada por motivos especiais, sugiro manter a bateria flutuando em um carregador muito bom, desconectada do sistema da moto.
Agora, se houver possibilidade, o melhor é andar na moto a cada 15 dias no mínimo para que outros sistemas continuem funcionando à perfeição. Embreagem, caixa de câmbio, freios, rolamentos, anéis o'ring, pistões, injeção e outros mais, dependem do uso para funcionar bem. Se ficar parado estragam. Como nós mesmos.....
Keep running .....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
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#3
FCRUZ17 Escreveu:Amigos,

Por indicação de um amigo, estou para adquirir um carregador de bateria igual ao do anuncio abaixo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-...-dafra-_JM

Sei alguma coisa sobre mecânica, mas confesso que no que se refere a elétrica, sou um completo ignorante.

Esse amigo possui uma moto igual a minha e disse que realiza o carregamento sem remover a bateria da moto, ainda com os plugues conectados.

Gostaria de saber dos mais entendidos se há algum risco no procedimento, pois a elétrica das nossas motos é bem enjoada e tenho receio de danificar alguma coisa, sabendo que nesse caso o prejuízo poderia ser grande.

Agradeço os comentários.

Abraços,

Felipe



Olá Felipe,

O carregador me parece OK, já que deve fazer a curva de 3 pontos (pela informação de possuir tensão de 11,0V a 14,4V) e com corrente variável também.
Deve ter também a tensão de float (flutuação) que mantém a bateria dormente e totalmente carregada, desde que ligada ao carregador.
Pode ser feito o carregamento da bateria com ela conectada aos seus bornes, sem qualquer prejuízo aos circuitos.

No meu ponto de vista, sempre prefiro fazer carregamentos de baterias desconectadas do veículo.
A razão vem do fato que baterias do nada e sem aviso prévio entram em curto circuito interno e iniciam um incêndio poderoso.

Eu particularmente retiro a bateria da moto e a carrego isoladamente. Isso ocorreu uma única vez e já era sinal que estava no fim da vida.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#4
Reiner Escreveu:Olá Felipe,
No caso de moto parada por motivos especiais, sugiro manter a bateria flutuando em um carregador muito bom, desconectada do sistema da moto.
Agora, se houver possibilidade, o melhor é andar na moto a cada 15 dias no mínimo para que outros sistemas continuem funcionando à perfeição. Embreagem, caixa de câmbio, freios, rolamentos, anéis o'ring, pistões, injeção e outros mais, dependem do uso para funcionar bem. Se ficar parado estragam. Como nós mesmos.....
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Reiner... concordo com você em todos os pontos. O problema é que nesses últimos dois meses estou com algumas limitações e tem sido mais complicado rodar com a moto. Creio que no próximo mês já devo voltar ao uso constante.

Estou pesando em adquirir esse aparelho apenas para preservar a vida útil da bateria, que é relativamente nova.
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#5
Gnegraes Escreveu:Olá Felipe,

O carregador me parece OK, já que deve fazer a curva de 3 pontos (pela informação de possuir tensão de 11,0V a 14,4V) e com corrente variável também.
Deve ter também a tensão de float (flutuação) que mantém a bateria dormente e totalmente carregada, desde que ligada ao carregador.
Pode ser feito o carregamento da bateria com ela conectada aos seus bornes, sem qualquer prejuízo aos circuitos.

No meu ponto de vista, sempre prefiro fazer carregamentos de baterias desconectadas do veículo.
A razão vem do fato que baterias do nada e sem aviso prévio entram em curto circuito interno e iniciam um incêndio poderoso.

Eu particularmente retiro a bateria da moto e a carrego isoladamente. Isso ocorreu uma única vez e já era sinal que estava no fim da vida.

Guilherme, obrigado pela resposta.

Um dúvida adicional. Considerando os parâmetros da ECU, remover a bateria da moto não pode ser um problema? Sempre tive essa dúvida. Se não há problemas na remoção, farei sempre o carregamento com ela fora da moto em um ambiente sob vigilância constante. Acho a melhor opção.

Outro ponto é que existe esse mesmo carregador na versão 6ah. A vantagem é que seria útil também para carregamento de bateria de carros, levando menos tempo para carga. O vendedor informou que não haveria problemas para utilização nas baterias de moto, mesmo sendo ele mais forte. Estou em dúvidas sobre isso também.
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#6
FCRUZ17 Escreveu:Guilherme, obrigado pela resposta.

Um dúvida adicional. Considerando os parâmetros da ECU, remover a bateria da moto não pode ser um problema? Sempre tive essa dúvida. Se não há problemas na remoção, farei sempre o carregamento com ela fora da moto em um ambiente sob vigilância constante. Acho a melhor opção.

Outro ponto é que existe esse mesmo carregador na versão 6ah. A vantagem é que seria útil também para carregamento de bateria de carros, levando menos tempo para carga. O vendedor informou que não haveria problemas para utilização nas baterias de moto, mesmo sendo ele mais forte. Estou em dúvidas sobre isso também.

Felipe,

Remover a bateria do veículo não causa danos à ECU. Todos os dados da moto ficam retidos na memória.

Quanto ao carregamento da bateria, não há necessidade de vigilância.
Muitos carregam a bateria montada na moto. Minha observação vem do fato que trabalhei muito tempo com grandes bancos de bateria de sistemas UPS para Data Centers de médio e grande porte. Bateria é um elemento sensível e sujeito a falhas internas quase que imprevisíveis.
Cautela nunca fez mal a ninguém. Um curto circuito em uma bateria pode levar com certeza ao incêndio da moto e dependendo do local, iniciar incêndio no prédio.

O carregamento de baterias deve ser o mais lento possível, como regra geral a corrente nunca deve suplantar 25% da carga dela, para evitar diminuir a vida útil dela.
Como exemplo de referência, nossas baterias possuem 12Ah, a corrente máxima de carregamento não deve ultrapassar 3A. O carregador que você mencionou entrega 2A, OK. Não usaria o carregador de 6A.

Se você vai se ausentar por 1 mês por exemplo, pode deixar a bateria ligada ao carregador, para que mantenha a bateria "dormente" e em flutuação. Tenha apenas o cuidado de que o local seja arejado e não hajam materiais combustíveis nas proximidades (madeira, papel, tecido, p/ex) próximo ao carregador + bateria, e que o circuito alimentador possua disjuntor.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#7
Felipe,

Para entender a diferença de carregadores de bateria.

1- o tradicional faz a chamada Curva de dois pontos UI. É o sistema que normalmente os veículos tem.
Com esse sistema se consegue carregar no máximo 70% da bateria.

https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY7WlsD...w?e=hZawhx


2- o carregador dito "inteligente" faz a chamada Curva de três pontos UUI.
Com este sistema se consegue carregar 100% a bateria.

https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY63_tq...A?e=wTN9Fx
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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#8
Gnegraes Escreveu:Felipe,

Para entender a diferença de carregadores de bateria.

1- o tradicional faz a chamada Curva de dois pontos UI. É o sistema que normalmente os veículos tem.
Com esse sistema se consegue carregar no máximo 70% da bateria.

https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY7WlsD...w?e=hZawhx


2- o carregador dito "inteligente" faz a chamada Curva de três pontos UUI.
Com este sistema se consegue carregar 100% a bateria.

https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY63_tq...A?e=wTN9Fx

Guilherme, muito obriagdo pelos esclarecimentos. Vou comprar um de 2ah mesmo. Quando necessário farei a carga fora da moto.
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#9
FCRUZ17 Escreveu:Amigos,

Por indicação de um amigo, estou para adquirir um carregador de bateria igual ao do anuncio abaixo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-...-dafra-_JM

Sei alguma coisa sobre mecânica, mas confesso que no que se refere a elétrica, sou um completo ignorante.

Esse amigo possui uma moto igual a minha e disse que realiza o carregamento sem remover a bateria da moto, ainda com os plugues conectados.

Gostaria de saber dos mais entendidos se há algum risco no procedimento, pois a elétrica das nossas motos é bem enjoada e tenho receio de danificar alguma coisa, sabendo que nesse caso o prejuízo poderia ser grande.

Agradeço os comentários.

Abraços,

Felipe
Tenho um carregador desse. Utilizo quando a moto vai ficar parada por muito tempo. Funciona muito bem, inclusive mostrando o percentual de carga da bateria.
Tenho utilizado diretamente na bateria plugada à moto.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]
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