Fcobra Escreveu:Bom dia a todos,
Preciso de orientações de como transportar uma GS 1200 2014 na carreta, onde fixar os ganchos, qual proteção usar para não estragar a moto, etc, algumas fotos dos locais...
Bom, o que eu normalmente faço He o seguinte :
Com a moto parada, no cavalete central, eu me posiciono em cima do banco do motorista e com um firme empurrão trago a moto para fora do cavalete central.
Ai dou a partida normal, e engato a primeira marcha. Aponto a roda dianteira para o local que quero que a moto chegue, e em sucessão de trocas de marcha, feriados, acelerações, com o passar das horas ou dias, eventualmente acabo chegando no local de destino, a grande maioria das vezes sem maiores problemas...
Desculpa... Não pude resistir... He tao raro ver uma BMW num trailer...
Agora, falando sério:
Pela minha experiência :
1) sempre faça isso com duas pessoas
2) NUNCA PRENDA A MOTO PELO GUIDAO!
3) NUNCA PRENDA A MOTO PELO GUIDAO!
4) D preferência pilotando a moto, suba com ela no trailer e encoste a roda da frente firmemente em um calço longo o suficiente para afastar o para lama da parte da frente do trailer
Peça para a segunda pessoa fazer as amarras enquanto você continua segurando a moto reta e pressionada contra o calço. Pode ser um pedaço de madeira ou um sofisticado engate para pneus.
5) ainda sentado na moto, a segunda pessoa irá rotear os straps na parte superior dos forks (não lembro nome em Portugues, veja foto). Cuidado para não forçar nenhum cabo de freio ou carenagem os straps tem que ficarem completamente livres de encostar em qualquer outra peça da moto. NUNCA DEIXE A MOTO NO CAVALETE CENTRAL OU LATERAL.
6) Apos ambos straps estarem posicionados, prenda as amarras puxando para a frente e no mínimo a 60 centímetros de casa lado da moto. O ponto de fixação tem que ficar a frente do eixo, mas não passar a roda.
Se nesse processo alguma parte da moto ficar próximo aos straps ou as amarras, coloque um pano protegendo, enrolado nas amarras ou straps, nunca na moto.
Peça para o teu amigo ir apertando as amarras alternadamente até que a moto fique firme.
7) agora, incline levemente para a direita e teu amigo precione firme a amarra direita. Incline levemente para a esquerda e teu amigo preciona a amarra esquerda. Repita até a moto ficar reta e firme. Confirme novamente que está firme e pode descer da moto.
8) pronto. Isso he o que você tem que fazer. Agora He colocar os dois straps traseiros e amarras, que irão só segurar a moto de ir para os lados.
![[Imagem: bc5c8aabe1ee407386a7a0e24b9f9be1.jpg]](http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/11/01/bc5c8aabe1ee407386a7a0e24b9f9be1.jpg)
Sempre com o mesmo processo de ir fazendo os dois lados alternadamente até fixar.
9) pronto
Algumas dicas :
Amarras novas devem ser reajustadas a cada 50 kilometres, amarras mais usadas duram de 150 a 200 kilometres sem necessidade de ajuste.
Sempre use straps macios para os pontos de contato com a moto. Nunca use os ganchos das amarras nem as amarras para contato com a moto. Straps são barattos e não ocupam lugar na bagagem. Eu sempre carrego 4 straps nu fundo da maleta, e se a viagem He para longe, eu levo meus próprios amarras. São úteis em travessias de Ferry.
E lembre se : nunca no cavalete ou descanso lateral, e nunca no guidao.
Se você tem um bom mata cachorro, pode usar ele como ponto dianteiro.
Isso se aplica a qualquer moto bmw, inclusive para a linha K:
A foto acima foi uma quebra no rolamento traseiro da K1200LT, a anterior foi o Sensor Hal da R1100GS que pifou.
Fora essas duas, sempre usei a maneira descrita no início desse Post para transportar moto.