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Compra de óleo não falsificado!!!
#11
guirpm Escreveu:A minha moto, segundo manual é o óleo 5W40.
Aqui em Goiânia, tem o Motul, o orginal BMW e o Castrol. Qual a diferença deles? Praticamente nenhuma. Castrol é o "original" da Triumph e o Motul é o mais queridinho hoje.
Vou trocar essa semana e vou utilizar o Castrol. 75 o litro contra 95 do original e do Motul. Não vejo motivo pra usar o mais carro sendo que todos estão classificados na mesma categoria.

O que não dá é querer mudar a viscosidade ou mudar de sintético pra semi pra economizar uma merreca.
Ah, e já vi cara colocando oleo mais fino(5w40) da GS800 pq ele acha que é melhor. Moto com 80k KM com óleo mais fino.... Ai é pedir pra ter problema

Xará,

Até pouco tempo atrás a Castrol era o fornecedor OEM da BMW. Hoje é Shell, são acordos comerciais, todos fazem.
Particularmente gosto do Castrol, sempre foram óleos de alto desempenho.
As especificações devem ser encaradas como as mínimas, em outras palavras, não quer dizer que todos os óleos sejam iguais, muito pelo contrário.

Mais uma coisa: 5W40 não é "óleo fino". Apenas que a faixa de temperatura do ar ambiente na média é mais fria que a indicada para um 10W50.
Óleos multigraduados possuem uma viscosidade quase constante na faixa da temperatura indicada, a variação é muito pequena.
Exemplo do 10W50: viscosidade @ 0 graus C = 66 cSt e @ 50 graus C = 48 cSt

Cuidado: os "números" da indicação SAE para óleos são adimensionais, não tem relação direta com a viscosidade.
Exemplo:
- óleo "de câmbio" W90 (na realidade é um óleo para caixa de engrenagens) que o povo diz ser "óleo grosso", tem uma viscosidade entre a mínima de 13,5 cSt e a máxima de 18,5 cSt.
- óleo 5W40 que como você disse é "fino", tem viscosidade entre a mínima de 12,5 cSt e a máxima de 16,3 cSt.
Posso te dizer que as viscosidades são idênticas...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#12
Gnegraes Escreveu:Xará,

Até pouco tempo atrás a Castrol era o fornecedor OEM da BMW. Hoje é Shell, são acordos comerciais, todos fazem.
Particularmente gosto do Castrol, sempre foram óleos de alto desempenho.
As especificações devem ser encaradas como as mínimas, em outras palavras, não quer dizer que todos os óleos sejam iguais, muito pelo contrário.

Mais uma coisa: 5W40 não é "óleo fino". Apenas que a faixa de temperatura do ar ambiente na média é mais fria que a indicada para um 10W50.
Óleos multigraduados possuem uma viscosidade quase constante na faixa da temperatura indicada, a variação é muito pequena.
Exemplo do 10W50: viscosidade @ 0 graus C = 66 cSt e @ 50 graus C = 48 cSt

Cuidado: os "números" da indicação SAE para óleos são adimensionais, não tem relação direta com a viscosidade.
Exemplo:
- óleo "de câmbio" W90 (na realidade é um óleo para caixa de engrenagens) que o povo diz ser "óleo grosso", tem uma viscosidade entre a mínima de 13,5 cSt e a máxima de 18,5 cSt.
- óleo 5W40 que como você disse é "fino", tem viscosidade entre a mínima de 12,5 cSt e a máxima de 16,3 cSt.
Posso te dizer que as viscosidades são idênticas...

Mais uma vez, valeu pela aula.

Na prática, qual a diferença entre um 5w40 e 10w50?
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#13
guirpm Escreveu:Mais uma vez, valeu pela aula.

Na prática, qual a diferença entre um 5w40 e 10w50?

A classificação SAE diz que:

- o primeiro dígito tem a ver com a temperatura do ar na partida do motor frio; quanto menor for o número, menor a temperatura do ar (inverno).
- o segundo dígito refere-se às máximas temperaturas do ar no verão, ou em regiões desérticas na faixa do Equador, onde sempre é verão.

O gráfico abaixo é uma referência da BMW para a escolha de graduação de óleos do motor. No termômetro, a faixa superior é de Graus C e a inferior de Graus Fahrenheit.

[ATTACH=CONFIG]10796[/ATTACH]

Há um tempo atrás publiquei aqui alguns textos sobre óleos lubrificantes e seus códigos e usos.

Para nós aqui no Brasil, acaba sendo mais importante ter um óleo para altas temperaturas. No nosso inverno um 5W40 ou um 10W50 funcionam sem problemas


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
   
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#14
Desculpe, mas não é isso.

O 1o número se refere a viscosidade do óleo em temperatura baixa. Há uma temperatura de referência para os testes. Um óleo 5W é sim bem mais fino em temperatura baixa que o 10W. Os indices de viscosidade que você pode ver nas fichas tecnicas de cada um deles mostram claramente.

O segundo número é a viscosidade do óleo aquecido a 100 graus. E como são óleos multigraus, no 10W-50 indica que o o óleo se comporta como um óleo 50 quando aquecido a 100 graus. Fosse um 10W-40, se comportaria como 40 aquecido, ou seja menos viscoso.

O único número que tem relação com temperatura ambiente é o primeiro. Que vai ter relação com o motor frio. Depois de aquecido o motor, tanto faz quantos graus está a temperatura ambiente, quem vai manter a temperatura na faixa de operação é o conjunto do sistema de refrigeração da moto.

Antigamente os óleos eram monoviscosos e noa países frios era necessário fazer uma troca no inverno. Depois da descoberta dos aditivos variadores de viacosidade não é mais necessário.

Essas informações que passei estão nos sites dos fabricantes de óleo.

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#15
https://youtu.be/IKdhgKUZhPA

https://youtu.be/fZE2RfCt3lw

https://youtu.be/69iUhlqFJFk

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#16
Abaixo vão as tabelas da SAE:

- para motores SAEJ300

[ATTACH=CONFIG]10797[/ATTACH]

- para caixas de engrenagens SAE J306

[ATTACH=CONFIG]10798[/ATTACH]

De modo a facilitar a visualização, segue novamente a tabela com recomendações da BMW em função da temperatura do ar ambiente:

[ATTACH=CONFIG]10799[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
   

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Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#17
A temperatura ambiente afeta apenas a viscosidade na partida a frio. Creio que você não tenha assistido os vídeos indicados.

O segundo número, conforme mostram as fichas técnicas dos produtos e os sites dos fabricantes, se refere à viscosidade em temperatura de operação. Nos testes, medida a 100 graus.

E a mudança de um para outro está longe de ser irrelevante. Altera a pressão de óleo do motor.

https://youtu.be/i-F8Uda7Cb4

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#18
rodpcastro Escreveu:A temperatura ambiente afeta apenas a viscosidade na partida a frio. Creio que você não tenha assistido os vídeos indicados.

O segundo número, conforme mostram as fichas técnicas dos produtos e os sites dos fabricantes, se refere à viscosidade em temperatura de operação. Nos testes, medida a 100 graus.

E a mudança de um para outro está longe de ser irrelevante. Altera a pressão de óleo do motor.

https://youtu.be/i-F8Uda7Cb4

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Bem interessante esse vídeo.
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