Pessoal, minha f800 adventure ta com 300km e hoje fui colocar no cavalete pra lavar a corrente apôs andar na chuva. Quando engrenei e coloquei pra rodar, a corrente parecia com muita folga e ficava batendo na guia e dando trancos como mostra o video que postei. Minha dúvida é se isto é normal, porque não havia reparado antes.
Eu medi a folga com a roda no chao, no suporte lateral e deu 46mm. Acho que posso apertar um pouco, o que acham os mais entendidos?
Valeu.
[video=youtube;fG7aEOgjcOY]http://www.youtube.com/watch?v=fG7aEOgjcOY[/video]
Videira Escreveu:Pessoal, minha f800 adventure ta com 300km e hoje fui colocar no cavalete pra lavar a corrente apôs andar na chuva. Quando engrenei e coloquei pra rodar, a corrente parecia com muita folga e ficava batendo na guia e dando trancos como mostra o video que postei. Minha dúvida é se isto é normal, porque não havia reparado antes.
Eu medi a folga com a roda no chao, no suporte lateral e deu 46mm. Acho que posso apertar um pouco, o que acham os mais entendidos?
Valeu.
[video=youtube;fG7aEOgjcOY]http://www.youtube.com/watch?v=fG7aEOgjcOY[/video]
46 mm tá ótimo,
Dica,nunca engrene marchas quando a moto está no cavalete central.Leia o Manué do proprio otário,hehehe..
Abraços.
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.
PORQUE DEUS É BOM.
A minha faz isso também, pensei que fosse problema, mas agora que vi a sua, se for parece ser geral.
Não sabia desa que o Paulista falou, que não podia engatar no descanso central, acho que vou ter que ler o Manué!!!
manueljs Escreveu:a minha faz isso também, pensei que fosse problema, mas agora que vi a sua, se for parece ser geral.
Não sabia desa que o paulista falou, que não podia engatar no descanso central, acho que vou ter que ler o manué!!!
fala manuel,
na verdade nÃo É proibitivo e sim recomendado,justamente pelo sistema de traÇÃo nÃo estar com o peso adequado a ele e por a suspensÃo estar no seu limite,quando vocÊ senta no banco a suspensÃo retrai e a corrente "encolhe",por isso É recomendado regular a folga da corrente com o piloto encima,e o mais correto, as medidas recomentadas e um meio termo entre pilotos que pesam 60kg e outro de 100kg,por exemplo.e esses "tranquinhos" que a corrente dÁ quando no cavalete central sÃo transmitidos diretamente para a caixa de transmissÃo podendo prejudica-la, e muito.
AbraÇÃo....
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.
PORQUE DEUS É BOM.
Valeu Paulista. Entendida a mensagem!
Essa folga está boa e precisa devido ao curso da suspensão que costuma esticar a corrente a medida que a suspensão afunda.
Se tirar a folga aí é problema. Exagerando na fala, a corrente esticaria a ponto de arrebentar.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Videira, é normal,é assim mesmo fica tranquilo
Obrigado pessoal, fiquei mais tranquilo. Realmente, engrenar a marcha com a suspensão em fim de curso não deve ser bom pra transmissão, não tinha pensado nisso, mas pra lavar e lubrificar a corrente ajuda pra caramba.
Agora, a folga pelo manual vai de 35 a 45mm, sem carga, com a roda no chão no cavalete lateral. A minha ta no limite superior, não sei se tem vantagem eu diminuir um pouco... mas acho que não vou mexer, vou esperar a revisão dos mil.
Abraço a todos.
Videira Escreveu:Obrigado pessoal, fiquei mais tranquilo. Realmente, engrenar a marcha com a suspensão em fim de curso não deve ser bom pra transmissão, não tinha pensado nisso, mas pra lavar e lubrificar a corrente ajuda pra caramba.
Agora, a folga pelo manual vai de 35 a 45mm, sem carga, com a roda no chão no cavalete lateral. A minha ta no limite superior, não sei se tem vantagem eu diminuir um pouco... mas acho que não vou mexer, vou esperar a revisão dos mil.
Abraço a todos.
Fala Videira,
Decisão correta ate porque essa folga que determinam e na parte mais folgada da corrente,note que ao girar a roda vai notar que a corrente em determinados lurares fica mais esticada e mais solta,é normal,ai você vai girando a roda e com a mão balançando a corrente ate encontrar o ponto de maior folga,e ali a medição.
Abraços.
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.
PORQUE DEUS É BOM.
Galera, faço isso direto p/ lubrificar a corrente, e minha não bate assim não.
Nas na revisão dos mil deram uma esticada nela.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
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