Bom dia galera, tudo certo? Estava dando uma pesquisada nos óleos, e me deparei com o Feroces da Petrobras. Segue o descritivo dele:
Óleo lubrificante premium sintético multiviscoso para uso em motores 4 tempos de alta rotação de motocicletas de elevado desempenho. Contém Titanium Technology, que proporciona a redução do atrito garantindo proteção do motor e da transmissão nas condições mais críticas de uso. Proporciona excelente desempenho do sistema de embreagem, evita a patinação nas trocas maximizando a transmissão da potência do motor.
Classificação:API SN e JASO MA2.
Viscosidade: SAE 15W-50
alguém já usou / recomenda?
Estou pensando seriamente em experimentar o dito cujo, afinal, apesar da corrupção, a Petrobras é uma empresa bastante competente, e ese óleo está com um valor bem atrativo, entre 40 e 50 reais o litro.
PS. Se postei no lugar errado, peço a gentileza dos moderadores para que movam para o local certo...
Ravelli, se o óleo atende às especificações do manual, a questão é só de simpatia. Tem gente que só usa Motul, outros usam Castrol, para mim é tudo igual.
Fabbri Escreveu:Ravelli, se o óleo atende às especificações do manual, a questão é só de simpatia. Tem gente que só usa Motul, outros usam Castrol, para mim é tudo igual.
Boa! É que devido a grande diferença de valores entre marcas, dá um certo receio... sei lá. Pesquisando mais um pouco, encontrei também como opção o Ipiranga Top Rider 15w50, atende todas as especificações também, 100% sintético, e também com valores abaixo do Motul.
Vou acabar testando uma dessas duas marcas, e com o tempo posto novamente minhas considerações.
O problema com "arriscar" ou "testar" outros óleos é que se der m... o prejuízo é grande.
Não estou dizendo que só MOTUL ou CASTROL (os dois já foram de recomendação da BMW em períodos distintos) funcionam.
O problema é que considerando uma troca a cada 6 meses , ou duas trocas por ano, e uma diferença de valor de R$ 200,00 / troca, estamos falando de R$ 400,00 / ano, para "dormir tranquilo".
Se um motor desses der pau devido a um óleo inadequado, o valor do reparo deve ficar perto de uns 20~25k (estou chutando).
Dá para cobrir a diferença de umas 125 trocas, ou seja, uns 62 anos de troca de óleo kkkkk
Eu sou cagão e prefiro não arriscar.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
Iceman Escreveu:O problema com "arriscar" ou "testar" outros óleos é que se der m... o prejuízo é grande.
Não estou dizendo que só MOTUL ou CASTROL (os dois já foram de recomendação da BMW em períodos distintos) funcionam.
O problema é que considerando uma troca a cada 6 meses , ou duas trocas por ano, e uma diferença de valor de R$ 200,00 / troca, estamos falando de R$ 400,00 / ano, para "dormir tranquilo".
Se um motor desses der pau devido a um óleo inadequado, o valor do reparo deve ficar perto de uns 20~25k (estou chutando).
Dá para cobrir a diferença de umas 125 trocas, ou seja, uns 62 anos de troca de óleo kkkkk
Eu sou cagão e prefiro não arriscar.
Concordo com a conta, mas não com a lógica... acredito que tratando-se de marcas conhecidas e renomadas e seguindo-se as especificações do fabricante não há nenhum problema!
Se seguir essa lógica do “recomendado pela BMW” estaríamos usando apenas o Anakee 3 nos pneus e importando gasolina já que o manual fala em apenas 10% de etanol na mistura... kkkkk
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
03-05-2018, 18:14
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-05-2018, 18:20 por MarcioT.)
O que conta são as especificações do óleo, tipo, classificação e viscosidade devem atender o que a BMW recomendou.
Desde que comprei minha moto especificaram óleo da Motul e depois "apareceu" um óleo BMW nas CC!? A BMW nunca fabricou ou fabricará óleo, portanto........ Na revisão que fiz semana passada na CC colocaram esse óleo BMW, e agora inventaram que tem que colocar aditivos, troca de arruelas do bujão de óleo (sei que há o processo de deformação com o torque para vedação mas não é necessário a cada troca) etc....
Por esse valor vai de Castro ou motul sintético
Eraldo
Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Tenho uma F800 R - pode por sem medo troco de 1000 em 1000. Vai na fé e seja feliz. Oleo excelente e esta acima das recomendações de API. Ja estou na 5 troca, todas com filtro. Lembrando que vez ou outra um condicionador de metais tambem e bom. O resto você ja sabe, 1º pra baixo e o resto para cima.
sr.orelha Escreveu:Tenho uma F800 R - pode por sem medo troco de 1000 em 1000. Vai na fé e seja feliz. Oleo excelente e esta acima das recomendações de API. Ja estou na 5 troca, todas com filtro. Lembrando que vez ou outra um condicionador de metais tambem e bom. O resto você ja sabe, 1º pra baixo e o resto para cima.
So mais um detalhe que faltou. A Lubrax vinha a tempos esquecida do mercado devido a grandes nomes como Motul, Mobil, Elf e Castrol. Ainda mais agora que a Motul esta com preços otimos. Esse Oleo veio para colocar a Empresa novamente no eixo dos lubrificantes mais famosos no pais.
Repito, estou na 5 troca e nao vejo nenhuma diferença no motor para mais ou para menos. O produto e bom sim pode confiar
Hoje fiz a troca de óleo pelo Castrol, nunca o usei. A moto estava com o original da bmw advantec.
Amanhã pego uma estrada e depois escrevo sobre as primeiras impressões.
|