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Regulagem da suspa traseira com garupa - dÚvida
#1
Colegas, estou com a seguinte dúvida:

Nossa magrela tem aquela regulagem externa da suspa traseira. É relativamente fácil de regular. Ando mais tempo sem garupa, mas de vez em quando minha namorada vem dar umas voltas comigo. Somos relativamente altos. Eu tenho 1,93 e peso 90kg. Ela tem 1,70 e pesa uns 70kg.

A dúvida é: devo deixar a suspa mais rígida para carregar garupa, ou a regulagem que veio de fábrica é suficiente? A moto parece se comportar bem como está, mas temo que a suspa esteja forçando demais.

Se regular, tenho q alterar toda hora que tiver que andar com garupa e sozinho ou dá pra acertar um meio termo sem perder na pilotagem?

Valeu.

FCRUZ
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#2
1,70?
70 kg?

Me passa o celular dela que eu explico melhor :p
(brincadiera, com todo respeito. Sou casado a 30 anos e ainda amo minha mulher como no primeiro dia Wink ).

Na verdade, não tem perigo de "forçar" a suspensão.
Nada vai quebrar ou algo parecido.

O que ocorre é que, com mais peso, na teoria deveriamos deixar a suspensão um pouco mais dura.
Na prática, o que vale é o seu gosto pessoal.
Uns gostam da suspensão mais dura (geralmente o pessoal que anda mais forte), outros dela mais macia (geralmente o pessoal que preza mais o conforto, meu caso).

Exageros para ambos os lados podem ser perigosos.
Uma moto muito "mole" em serras e curvas com ondulação, pode gerar uma instabilidade e provocar uma queda.
Uma mot muito dura num Off Road, pode acabar danificando a moto ou gerando quedas.

Se voce está sentindo a moto bem, sem garupa, e também está sentindo ela bem com a garupa, eu não me preocuparia muito com isso.

Se quiser, experiemente diferentes regulagens e veja os efeitos e a que mais lhe agrada.

Abraços,

Thomas
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#3
Iceman, vc esquecer que o namorado dela tem 1,93, 90 kg de puro músculo e ainda é lutador oficial do UFC ???? kkkkk

Brincadeiras à parte, vou seguir sua recomendação pq me parece bem coerente.

Não sinto a moto desconfortável e está trabalhando bem na regulagem atual.

Abraços.

FCRUZ.
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#4
FCRUZ Escreveu:Iceman, vc esquecer que o namorado dela tem 1,93, 90 kg de puro músculo e ainda é lutador oficial do UFC ???? kkkkk


FCRUZ.

O véio, tu tá de sacanagem comigo né?

Não li esse troço de UFC e "puro músculo" no seu post não homí kkkkkkkk :o

Só vi os 90kg.

Tenho 100kg e sou membro oficial dos OSA (Ociosos Sedentários Anonimos)!
Vai encarar? kkkkkkk :p

Tú é feliz e não sabe, a minha esposa não quer nem chegar perto da moto. Morre de medo :o
Aliás, é o unico defeito dela Smile

Abraços e aproveite bem a moto.

Thomas
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#5
FCruz,

Quando eu tinha a 800, regulei a "suspa", exatamente no meio do curso, para andar sozinho, e quando saia com a patroa, apertava 1/4 de volta, e depois voltava a posição anterior.

Isso foi a regulagem que melhor eu me adaptei.

Voce terá que achar o ponto na tentativa.....


Boa sorte.



Ah, se precisar de ajuda pra aplicar uns corretivos em certas pessoas, pode me chamar !!!!
Eu deixo ele correr uns 10 metros, depois eu começo a ........
kkkkkkkk
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#6
Eu uso a minha com uns 10 clicks para somente piloto, para uso com garupa, dou mais uns 5 clicks, não noto muita diferença mas a impressão é que a moto fica mais firme...

Acho bom usar de vez em quando a regulagem pois já ví algumas motos com o pomo travado...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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#7
Vale lembrar q é importante nunca deixá-la no máximo ou no mínimo, extremos do curso do parafuso. Sempre voltar 1 volta no sentido contrário para evitar travamento.
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#8
Acho q vou comprar um GS aí meu problema acaba! kkk ... Pode colocar um elefante em cima que ela quase não abaixa.

Alguém aí querendo fazer uma troca ????? kkkkk
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#9
Por tudo que já lí sobre regulagens de suspensão, pra poder usufruir de todo o potencial de curso e absorver adequadamente as irregularidades do solo, a suspensão da moto parada deve se posicionar entre 20~30% do seu curso, portanto a cada acréscimo ou decréscimo de peso ela deve ser ajustada pra ficar nessa faixa dos 20~30%. Claro que pra ir ali na padaria e voltar não é necessário ajuste, mas numa viagem sim.

A regulagem da pré carga da mola que temos altera a altura da suspensão, o manipulo da pressão de retorno é que regula a dureza da suspensão.
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#10
M.Fonseca Escreveu:Por tudo que já lí sobre regulagens de suspensão, pra poder usufruir de todo o potencial de curso e absorver adequadamente as irregularidades do solo, a suspensão da moto parada deve se posicionar entre 20~30% do seu curso, portanto a cada acréscimo ou decréscimo de peso ela deve ser ajustada pra ficar nessa faixa dos 20~30%. Claro que pra ir ali na padaria e voltar não é necessário ajuste, mas numa viagem sim.

A regulagem da pré carga da mola que temos altera a altura da suspensão, o manipulo da pressão de retorno é que regula a dureza da suspensão.

A regulagem da pré-carga é no manípulo e o do retorno é no parafuso no próprio amortecedor.

O retorno não regula a dureza mas sim a velocidade do retorno.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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