18-07-2018, 09:42
Vamos por parte pessoal... trabalho com isso, primeira coisa do lubrificante é atender a spec do fabricante ou superar, se esta dentro ou superior pode usar, veja muita gente colocando 15w40 em gs1200, que nao pode, fala que fica com motor mais silencioso, mas é devido a viscosidade maior, pode ocasionar falta de lubrificação.
Um grande ponto é o intervalo de troca, se voce usa a moto com trajetos menores que 30 - 40 km e desliga a moto, ou usa em estradas de terra ou usa em altas velocidades vc deve considerar uso severo, com isso se reduz pela metade a vida do oleo, ou seja precisa trocar com 5000km, agora se voce usa a moto em final de semana com trajetos maiores, não usa em trasito pesado, pode trocar com 10.000 que nao tem problema, 10.000 ou 1 ano.
Outro ponto, já usei muito lubrificante de carro na moto, lubrificante de carro é superior o da moto, pode em casos extremos fazer a embreagem patinar, ele não ataca a embreagem, mas sim faz ela patinar por ser muito ´´liso´´, quem é mais velho de moto vai lembrar, não faz muito tempo que temos essa diferenca de oleo no brasil, antes era tudo igual....
Um grande ponto é o intervalo de troca, se voce usa a moto com trajetos menores que 30 - 40 km e desliga a moto, ou usa em estradas de terra ou usa em altas velocidades vc deve considerar uso severo, com isso se reduz pela metade a vida do oleo, ou seja precisa trocar com 5000km, agora se voce usa a moto em final de semana com trajetos maiores, não usa em trasito pesado, pode trocar com 10.000 que nao tem problema, 10.000 ou 1 ano.
Outro ponto, já usei muito lubrificante de carro na moto, lubrificante de carro é superior o da moto, pode em casos extremos fazer a embreagem patinar, ele não ataca a embreagem, mas sim faz ela patinar por ser muito ´´liso´´, quem é mais velho de moto vai lembrar, não faz muito tempo que temos essa diferenca de oleo no brasil, antes era tudo igual....