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Lanterna de freio não acende, ou acesa direto
#1
Olá pessoal , comprei uma F800 GS 2009 , porém quando viro a chave a lanterna traseira liga a luz forte no pós chave, e quando piso no freio ou aperto a manete não da sinal nenhum . Porém agora não sei se ela está ligada forte direto , ou se quando eu frear ela acende mais forte do que está lá.
Pelo que vejo ela já deve estar acionando a luz direto quando vira a chave pois está bem forte. Desliguei os 2 conectores do sensor de freio e não resolveu, acompanhei a fiação e está tudo ok.
Alguém já teve algum problema parecido ? Será que a central que manda o comando vem do painel e pode ser que o painel esteja com defeito ?
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#2
Olá Felipe, bem vindo ao fórum.
Assim que puder ser apresente no fórum. Não conheço a instalação elétrica da sua moto, mas retire a lâmpada e verifique o encaixe dela....se for lâmpada comum, incandescente, tem 2 polos. Talvez esta encaixado errado.

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#3
Olá Reiner, sou novo aqui ainda estou me adaptando rsrs, vou procurar o local de apresentação aqui , ela é uma F800 GS , a lanterna traseira é com vários LEDS, levei em uma oficina aqui da região o mecânico me disse que ela está acesa direto a luz de freio , que quando ela é só farolete ela tem que ficar mais fraca, porém ele disse que não sabe como arrumar , que não tem o esquema elétrico da moto.
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#4
Tranquilo Felipe, logo alguém trará uma orientação.
Mas, pelo jeito vc deve levar a moto à uma CC ou pelo menos à uma oficina que tenha o scanner.


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#5
Felipe, vc conseguiu resolver o problema? Se sim, escreva sobre o serviço, pode ajudar alguém.

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#6
felipebrg1 Escreveu:Olá Reiner, sou novo aqui ainda estou me adaptando rsrs, vou procurar o local de apresentação aqui , ela é uma F800 GS , a lanterna traseira é com vários LEDS, levei em uma oficina aqui da região o mecânico me disse que ela está acesa direto a luz de freio , que quando ela é só farolete ela tem que ficar mais fraca, porém ele disse que não sabe como arrumar , que não tem o esquema elétrico da moto.

Pode ser que os cabos que acendem os leds do freio e da lanterna estejam invertidos.
Desligando um cabo por vez permitirá saber o que cada cabo aciona e fazer a correção.

Luiz Baum
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#7
Então , na verdade ela está é acesa direto mesmo...
desconectei o sensor de freio traseiro e também o dianteiro e ela continuou acesa..
reparei que como ela é de Led , provavelmente deve chegar uma tensão mais fraca quando ligado apenas o farolete, e no momento que se pisa no freio ela deve mandar uma tensao ou amperagem maior para os leds acenderem mais fortes .. como estou sem multimetro ficou meio dificil de medir . Arrumei uma outra lanterna de led de uma XRE pra testar para ver se o defeito não seria no circuito da própria lanterna , porém quando liguei os fios a da XRE nem acendeu , possivelmente por ser de tensão ou amperagem diferente.
Vou ver se consigo um eletricista pra estar olhando mais afundo e volto aqui novamente para dizer ...
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#8
pelo que vi nao tem como inverter pois a ponta do chicote tem formato, não encaixa de outra forma .. ainda estou quebrando a cabeça pra tentar resolver esse enigma, mas sem multimetro nao dá, preciso providenciar um urgente kkkk
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#9
felipebrg1 Escreveu:Então , na verdade ela está é acesa direto mesmo...
desconectei o sensor de freio traseiro e também o dianteiro e ela continuou acesa..
reparei que como ela é de Led , provavelmente deve chegar uma tensão mais fraca quando ligado apenas o farolete, e no momento que se pisa no freio ela deve mandar uma tensao ou amperagem maior para os leds acenderem mais fortes .. como estou sem multimetro ficou meio dificil de medir . Arrumei uma outra lanterna de led de uma XRE pra testar para ver se o defeito não seria no circuito da própria lanterna , porém quando liguei os fios a da XRE nem acendeu , possivelmente por ser de tensão ou amperagem diferente.
Vou ver se consigo um eletricista pra estar olhando mais afundo e volto aqui novamente para dizer ...

Ainda não abri nenhuma lâmpada de freio iluminada por LEDs, mas creio que a diferença entre a intensidade da iluminação é dada pela quantidade de LEDs acesos, e não pela corrente ou tensão aplicada.
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#10
Assim, vamos dizer que ao acionar o freio um conjunto extra de LEDs (dispostos de maneira complementar) é colocado em funcionamento, reforçando a radiação luminosa da sinalização de presença - o farolete.
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