• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Multistrada 1200 Enduro no Brasil
Também gosto do cardan, motivo pelo qual tenho a GS1200, mas também vejo uma desvantagem: Se quebrar um cardã no meio do nada, o que fazer? Quanto que com corrente, basta carregar corrente reserva ou emendas no jogo de ferramentas, se caso romper tem solução fácil até chegar num melhor ponto de socorro.
Sds,
  Responder
Nunca tive moto com cardã, requisito que considero imprescindível na minha próxima bigtrail, apesar dos encantos de uma Multistrada, Africa Twin e até a nova VStrom.

Por outro lado, nunca tive qualquer problema com a transmissão por corrente (F800 e pequenas trails) ou correia (no caso da Mid).
Isso já foi discutido varias vezes aqui no forum.Na minha opinião o cardã leva vantagem nas longas viagens por motivos óbvios de manutenção,mas a transmissão por corrente é melhor no off road(o cardã rouba torque e potência do motor).Viajando com uma moto com corrente,achei um transtorno ter que parar a cada 500 quilômetros para lubrificar.Quando pegamos chuva e estradas com pó a manutenção tem que ser mais constante ainda e se não quiser que ela precise de ajustes é bom fazer uma limpeza heheheh.Além do cheiro de oleo que espirra da corrente no escapamento contaminando as roupas com aquela marofa de oleo que dá até dor de cabeça.

Vocês sabem porque a Africa Twin não veio com Carda ?Porque elá é Aventureira Off road,e corrente por transmissão é melhor para off road como disse acima.Outra coisa é a facilidade para concerto, como disse o colega. O custo mais alto do cardã,o preço de uma AT standard lá fora, se não me engano, custa quase metade do preço de uma BMW GS 1200 ADV. É claro que não dá para comparar as duas,a AT é bem mais pobre em equipamentos,mimos e cilindrada.

Ps.Na cidade o peão leva a motoca na oficina,e ali é feito o serviço completo,limpeza,ajuste e lubrificação $$$$$$.Facil,né Ric?rs
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
Não vejo desvantagem no sistema de corrente, pelo contrário, vejo muitas vantagens, como já foram enumeradas nos posts anteriores.

A única vantagem do cardã é a diminuição da manutenção, só que quando é necessária, não é tão simples como a corrente...

Não acho nada difícil a cada 500/1.000 km lubrificar a corrente e trocar a cada 30.000/40.000... rsrsrs...

Para mim, uma moto com corrente não tem nenhuma depreciação em relação a uma com cardã.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
  Responder
sascencio Escreveu:Não vejo desvantagem no sistema de corrente, pelo contrário, vejo muitas vantagens, como já foram enumeradas nos posts anteriores.

A única vantagem do cardã é a diminuição da manutenção, só que quando é necessária, não é tão simples como a corrente...

Não acho nada difícil a cada 500/1.000 km lubrificar a corrente e trocar a cada 30.000/40.000... rsrsrs...

Para mim, uma moto com corrente não tem nenhuma depreciação em relação a uma com cardã.

Os caras da KTM também pensam da mesma forma heheheheRolleyes

Responder
Só na minha XT600 eu rodei mais de 130mkm, 90% na cidade e sozinho, troquei muitas relações, perto de umas 10 acho, experimentei peças não originais das quais me arrependi, se fossem todas originas, talvez gastasse a metade, além disso regulagem para ajustar a corrente era bem frequente, chegou a cansar, fora a barulheira, tanto que hoje só quero moto com injeção e cardã.....minha opinião....

PS: a correia da Harley melhora bem....
[COLOR="#A9A9A9"]Desde os 10 anos:
Puch Motovi 1976 - Garelli 3 1982 - Honda CG125 1982 - Honda CB400 1982 - Yamaha DT180 1990 - Yamaha DT180 1983 - Yamaha XT600 TENERÉ 1989 -Yamaha XT600 1997 por 10 anos - Husqvarna WR360 2T 1996 - Husqvarna TE510 2010 - Susuki Burgman 125 2007 - Harley Fat Boy 1600 2008 e XT1200Z 60th.[/COLOR]
  Responder
Andreluso Escreveu:Tecnologia embarcada desta moto e show , gostei do Link App, registra dados da moto .

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Responder
Prezados, acho que não existe certo, errado, melhor ou pior. A solução da questão cardã/corrente/correia está diretamente ligada ao uso que se faz da moto. Offroad vai melhor com corrente, sem dúvida. Viagens de 10.000km são mais tranquilas de cardã. No meio termo existem as correias, que segundo consta perdem menos potência que o cardã, mas são menos responsivas que as correntes. Quando afirmei que o cardã na MS Enduro para mim era uma questão decisiva, pensei no uso que faria primordialmente dessa "belissima macchina": viagens de longa distância. Se for pra botar no off (nada como a Trilha do Índio, do Rego e outras postadas em vídeo aqui - sensacionais, por sinal), acho que estaria melhor servido com uma GS 800, uma Africa Twin ou uma KTM 1190 Adv, com pneu off; mais prudente, mesmo, seria uma CRF, bem levinha de levantar e sem risco de danos caros em quedas, além de não judiar demais das hérnias de disco. Em síntese, ninguém joga bola de terno e sapato social, tem de usar equipamento apropriado, se quiser dar menos bafão. Mas que a MS é show, isso é fora de questão. Assim como a AT. Só não sei se migraria da minha GSA a ar/óleo, considerado o tipo de uso que dela faço. Espero que a MS chegue mesmo, assim como a AT. Concorrência faz bem, a gente sai ganhando!

Responder
AD-1512 Escreveu:Prezados, acho que não existe certo, errado, melhor ou pior. A solução da questão cardã/corrente/correia está diretamente ligada ao uso que se faz da moto. Offroad vai melhor com corrente, sem dúvida. Viagens de 10.000km são mais tranquilas de cardã. No meio termo existem as correias, que segundo consta perdem menos potência que o cardã, mas são menos responsivas que as correntes. Quando afirmei que o cardã na MS Enduro para mim era uma questão decisiva, pensei no uso que faria primordialmente dessa "belissima macchina": viagens de longa distância. Se for pra botar no off (nada como a Trilha do Índio, do Rego e outras postadas em vídeo aqui - sensacionais, por sinal), acho que estaria melhor servido com uma GS 800, uma Africa Twin ou uma KTM 1190 Adv, com pneu off; mais prudente, mesmo, seria uma CRF, bem levinha de levantar e sem risco de danos caros em quedas, além de não judiar demais das hérnias de disco. Em síntese, ninguém joga bola de terno e sapato social, tem de usar equipamento apropriado, se quiser dar menos bafão. Mas que a MS é show, isso é fora de questão. Assim como a AT. Só não sei se migraria da minha GSA a ar/óleo, considerado o tipo de uso que dela faço. Espero que a MS chegue mesmo, assim como a AT. Concorrência faz bem, a gente sai ganhando!

É isso aí.Mas falando sério, se o peão cair com uma Mamute de tanque cheio e bagagens e aparecer uma Pintada faminta na frente dele, o cara levanta a moto como se fosse uma CRF e sai no pinote, dane-se as hérnias de disco kkkkkkk

Responder
sal silva Escreveu:É isso aí.Mas falando sério, se o peão cair com uma Mamute de tanque cheio e bagagens e aparecer uma Pintada faminta na frente dele, o cara levanta a moto como se fosse uma CRF e sai no pinote, dane-se as hérnias de disco kkkkkkk

Nem por brincadeira! Kkkkk! Esse negócio da Pintada é realmente assustador. Na ordem de prioridade de proteção dos discos, os das hérnias ficam pra depois! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Retentor Cardan BMW GS 1200 J Fernando 3 813 15-04-2025, 16:04
Última Mensagem: Gnegraes
  Nova R12GS Enduro Gnegraes 1 8,749 01-04-2024, 11:18
Última Mensagem: shw
  SUSPENSÃO ESA GS 1200 - Dúvidas MPBezerra 14 6,540 22-08-2021, 18:04
Última Mensagem: alexandrej
  Barulho motor Gs 1200 Eli 25 12,816 24-07-2021, 15:30
Última Mensagem: Marcelo DC
  Sensor de calibragem gs 1200 2017 Macezare 9 2,989 22-03-2021, 22:12
Última Mensagem: Reiner
  GS800 Trophy 2012 x GSA 1200 (2011) FCRUZ17 3 1,782 06-01-2021, 16:07
Última Mensagem: shw
  Museu BMW no Brasil Gnegraes 6 1,834 28-07-2020, 15:49
Última Mensagem: P.ALMEIDA
  Motor do abs gs 1200 adventure 2009 Cavalaro 1 1,454 01-05-2020, 08:18
  Som BMW K 1200 LT jcbarbosa 1 1,871 14-02-2020, 16:17
Última Mensagem: cerqueira
  Troca de óleo do cardã (diferencial) R 1200 GS Piragibe 4 3,208 04-10-2019, 22:53

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: