• 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Nova R1300GS
caborge11 Escreveu:Bem legal o resumo!!! O que me chama a atenção é sobre os números de torque, como eu falei mais acima, a Ducati Multi V4 e a Tiger 1200 demonstram muito mais força ao subir as marchas mesmo com números de torque máximo inferiores à GS. Imagino que isso se deve a curva de torque, possivelmente mais plana na Tiger e Ducati, ainda que o torque máximo da GS seja atingido em uma rotação mais baixa que elas.

Enviado de meu 2303CRA44A usando o Tapatalk

Isso não tem absolutamente nada a ver com a curva de torque do motor, mas com a relação de redução das marchas do câmbio.

As BMWs RXXXXGS sempre tiveram a 1a marcha longa, nos modelos atuais vai até 80km/h. Te permite rodar a baixas velocidades sem necessidade de cambiar a todo momento, o que é muito interessante e útil.

As relações de redução do câmbio das GSs são desta forma para que te permita andar na faixa ideal de torque em velocidades maiores na estrada, que é o foco do projeto, vitorioso por sinal.

A prova da excelência das relações de redução do câmbio é o fato de ter o melhor consumo de combustível dentre todas as grandes Bigtrails.
Prova inexorável que se roda utilizando de forma correta a faixa de torque ideal no range de rotações.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Rromagnani Escreveu:No torque só aumentou a diferença…

Não sou muito ligado em números e o que gosto da 1200/1250 é a manobrabilidade (se é que existe essa palavra) e suavidade da moto.

Espero que a 1300 no mínimo mantenha essa característica.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Beto,

Acho que a ciclística da R1300 GS deve ter melhorado, pois na nova concepção do motor o CG (centro de gravidade) do motor é mais baixo,
Isso é fruto de terem adotado a posição do câmbio embaixo do motor.
Guilherme 

Responder
Gnegraes Escreveu:Isso não tem absolutamente nada a ver com a curva de torque do motor, mas com a relação de redução das marchas do câmbio.

As BMWs RXXXXGS sempre tiveram a 1a marcha longa, nos modelos atuais vai até 80km/h. Te permite rodar a baixas velocidades sem necessidade de cambiar a todo momento, o que é muito interessante e útil.

As relações de redução do câmbio das GSs são desta forma para que te permita andar na faixa ideal de torque em velocidades maiores na estrada, que é o foco do projeto, vitorioso por sinal.

A prova da excelência das relações de redução do câmbio é o fato de ter o melhor consumo de combustível dentre todas as grandes Bigtrails.
Prova inexorável que se roda utilizando de forma correta a faixa de torque ideal no range de rotações.
É justamente o contrário: um câmbio muito longo não te permite rodar em baixas velocidades, você é obrigado a reduzir. Basta andar numa GS e nas outras motos com uma marcha mais alta e em baixa velocidade que você percebe isso. Foi justamente o meu exemplo de andar de 6a. Marcha à 28 km/h na Tiger, coisa que nem de terceira a Ga consegue.

Responder
caborge11 Escreveu:É justamente o contrário: um câmbio muito longo não te permite rodar em baixas velocidades, você é obrigado a reduzir. Basta andar numa GS e nas outras motos com uma marcha mais alta e em baixa velocidade que você percebe isso. Foi justamente o meu exemplo de andar de 6a. Marcha à 28 km/h na Tiger, coisa que nem de terceira a Ga consegue.

Opinião de um mero usuário.

Minha GS é 22/21, para se entender a relação de câmbio. Além do câmbio nada suave (que acredito ser característica do projeto), acho o giro muito alto em velocidades moderadas. Se não estou enganado, a 4000 giros a velocidade é de 112 km/h. Vai ver é mal costume de dirigir carros por muito tempo.... mas me agradaria se a relação fosse um tantinho mais longa.

Precisa acelerar? Marcha pra baixo e a coisa se resolve. Na maior dos tempos, se pilota em rodovia em 6ª marcha em velocidade de cruzeiro. Daí meu desejo que o motor girasse em menor rotação.
  Responder
Kinha Escreveu:Opinião de um mero usuário.

Minha GS é 22/21, para se entender a relação de câmbio. Além do câmbio nada suave (que acredito ser característica do projeto), acho o giro muito alto em velocidades moderadas. Se não estou enganado, a 4000 giros a velocidade é de 112 km/h. Vai ver é mal costume de dirigir carros por muito tempo.... mas me agradaria se a relação fosse um tantinho mais longa.

Precisa acelerar? Marcha pra baixo e a coisa se resolve. Na maior dos tempos, se pilota em rodovia em 6ª marcha em velocidade de cruzeiro. Daí meu desejo que o motor girasse em menor rotação.

Kinha,

Rotação do motor a 4.000rpm não é alta, está na metade do range do motor, salvo engano vai ao limite de 8.000rpm.
E nesta rotação você está na faixa de torque ideal, se acelerar, o motor responde.

Relação mais longa? Precisa mais velocidade? Acho que a GS não foi feita para andar mais rápido do que já anda, não tem aerodinâmica condizente.

Veja as curvas de Potência e Torque dos motores 1200 e 1250 LC (as linhas claras são do 1200 e as escuras do 1250):

[ATTACH=CONFIG]11656[/ATTACH]

No caso do teu motor (1250), veja que entre 4.000rpm e 7.500rpm o torque é quase constante varia de 130 a 145Nm, uma variação muito pequena.
Se você estiver rodando nesta faixa de rotações, se acelerar forte, o motor responde na hora....

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

Guilherme 

Responder
caborge11 Escreveu:É justamente o contrário: um câmbio muito longo não te permite rodar em baixas velocidades, você é obrigado a reduzir. Basta andar numa GS e nas outras motos com uma marcha mais alta e em baixa velocidade que você percebe isso. Foi justamente o meu exemplo de andar de 6a. Marcha à 28 km/h na Tiger, coisa que nem de terceira a Ga consegue.

Neste video ele mostra um exemplo que na 5 marcha ele anda abem de boas
  Responder
Outra coisa a moto teve uma redução do tamanho lateral do motor em 6mm, e o tanque mais baixo reduzir inda mais o centro de gravidade, o motor se tornou mais eficiente e leva 1 L a menos d gasolina no tanque.

Também o quadro estampado deixou a moto mais fina, rígida, e mais curta, deixando muito mais ágil no off e em baixas velocidades.

A roda que antes era de liga, agora é de aluminio forjado com 6kg de redução, e a roda raiada teve reforços.
  Responder

Christian,

Eu nunca afirmei que o câmbio das GSs é longo, apenas informei que a relação de redução da 1a marcha é longa....

O conceito é parecido com os câmbios de F1, 1a marcha muito longa (vai a aprox. 150km/h) e as demais marchas escalonadas e com diferenças curtas entre si.
Isso permite que o piloto faça qualquer chicane e curva de baixa velocidade na 1a marcha e sem ter de cambiar. Já imaginou ter de cambiar dentro de de uma chicane???

Na GS se você fizer as contas de rotações partindo da roda até o motor, chegará à rotação do motor da GS em 6a marcha e a 28km/h: 1.005rpm...
Como a marcha lenta é de 1.150rpm, em 6a marcha o motor morre...

Nas outras marchas as rotações do motor são:

- em 5a marcha: 1.113rpm
- em 4a marcha: 1.262rpm
- em 3a marcha: 1.536rpm
- em 2a marcha: 2.011rpm
- em 1a marcha: 2.816rpm.
- redução primária: 1,737

A uma velocidade de 28km/h só é possível rodar em 1a e 2a marchas, em 3a marcha não....

Vou ver se consigo os dados da Tiger 900 e fazer os cálculos.
Só preciso da relação de redução coroa-pinhão, da 6 marcha e da rotação de marcha lenta.
Guilherme 

Responder
Gnegraes Escreveu:Christian,

Eu nunca afirmei que o câmbio das GSs é longo, apenas informei que a relação de redução da 1a marcha é longa....

O conceito é parecido com os câmbios de F1, 1a marcha muito longa (vai a aprox. 150km/h) e as demais marchas escalonadas e com diferenças curtas entre si.
Isso permite que o piloto faça qualquer chicane e curva de baixa velocidade na 1a marcha e sem ter de cambiar. Já imaginou ter de cambiar dentro de de uma chicane???

Na GS se você fizer as contas de rotações partindo da roda até o motor, chegará à rotação do motor da GS em 6a marcha e a 28km/h: 1.005rpm...
Como a marcha lenta é de 1.150rpm, em 6a marcha o motor morre...

Nas outras marchas as rotações do motor são:

- em 5a marcha: 1.113rpm
- em 4a marcha: 1.262rpm
- em 3a marcha: 1.536rpm
- em 2a marcha: 2.011rpm
- em 1a marcha: 2.816rpm.
- redução primária: 1,737

A uma velocidade de 28km/h só é possível rodar em 1a e 2a marchas, em 3a marcha não....

Vou ver se consigo os dados da Tiger 900 e fazer os cálculos.
Só preciso da relação de redução coroa-pinhão, da 6 marcha e da rotação de marcha lenta.

Christian,

Na Tiger 900 com pneu traseiro 150/70R17 (mesmo perímetro externo do pneu da GS), temos uma relação coroa-pinhão de 50:16, 6a marcha 0,9671 e redução primária 1,652.
Fazendo as contas a 28km/h em 6a marcha, a rotação do motor é de 1.174rpm.
A rotação de marcha lenta dela é de 1.200rpm.....
Guilherme 

Responder
Por que tão devagar ?
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  BMW Apresentou o conceito da nova moto F450 GS shw 2 6,167 11-11-2024, 14:47
Última Mensagem: shw
  O que acharam da nova R1300GSA?? Notielc 25 79,395 11-08-2024, 12:45
Última Mensagem: Markinho
  Nova R12GS Enduro Gnegraes 1 8,749 01-04-2024, 11:18
Última Mensagem: shw
  R1300gs Reiner 13 10,820 20-12-2023, 08:37
Última Mensagem: Gnegraes
  Nova BMW M1000R Gnegraes 0 3,562 18-10-2022, 08:07
  Nova G310RR Gnegraes 2 1,167 28-08-2022, 09:49
Última Mensagem: Kinha
  Nova BMW M RR Gnegraes 1 939 23-05-2022, 12:53
Última Mensagem: Barra
  Barulho Toc Toc Toc Moto Nova F800 pedrobrazi 33 27,032 16-09-2021, 17:49
Última Mensagem: eveton
  Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure Sobrinho 47 24,508 23-05-2019, 12:16
  Nova F850 e 750 ElPoul 20 29,130 05-10-2018, 15:17
Última Mensagem: Nicolau

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: