• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
R 1200 GS AC Adv - Embreagem com comportamento estranho
Bom dia. Aproveitando a oportunidade, tenho uma 2013 lc cim os mesmos sintomas. Achei que pudesse ser algum dos cilindros hidráulicos perdendo pressão, mas não eram. Após a retirada do atuador da embreagem, foi verificado que o rolamento do eixo da embreagem estava solto, gerando uma folga longitudinal de uns 2mm, suficiente para a embreagem oscilar. Quando acontece a tração, o eixo vai para a posição original e o manete fica na posição alta. Quando acontece a redução de marcha, acontece o contrário, o eixo desloca para frente, fazendo com que seja necessário maior curso do manete, e por isso ele fica mais baixo ao ponto de algumas vezes não conseguir debrear completamente. Exustwm duas soluções : trocar a tampa (carcaça) ou fixar o rolamento através de usinagem da tampa e colocação de uma bucha de aço.
  Responder
RuySergio Escreveu:Bom dia. Aproveitando a oportunidade, tenho uma 2013 lc cim os mesmos sintomas. Achei que pudesse ser algum dos cilindros hidráulicos perdendo pressão, mas não eram. Após a retirada do atuador da embreagem, foi verificado que o rolamento do eixo da embreagem estava solto, gerando uma folga longitudinal de uns 2mm, suficiente para a embreagem oscilar. Quando acontece a tração, o eixo vai para a posição original e o manete fica na posição alta. Quando acontece a redução de marcha, acontece o contrário, o eixo desloca para frente, fazendo com que seja necessário maior curso do manete, e por isso ele fica mais baixo ao ponto de algumas vezes não conseguir debrear completamente. Exustwm duas soluções : trocar a tampa (carcaça) ou fixar o rolamento através de usinagem da tampa e colocação de uma bucha de aço.

Ruy,

Este rolamento que você menciona está na tampa traseira da caixa de câmbio, certo?
Veja no desenho abaixo que os rolamentos possuem discos distanciadores ou de encôsto que se apoiam nos rolamentos.
Ao invés de usinar a tampa da caixa para instalar uma bucha, faça disco distanciador com a folga que diz existir, cerca de 2mm e assim compensar a folga.

[ATTACH=CONFIG]10656[/ATTACH]

No relato do Fernando há um ano atrás, ele menciona um reforço na mola que existe no eixo, poderia ser ela também, veja abaixo:

[ATTACH=CONFIG]10657[/ATTACH]

Esse eixo longo é o que vai até a embreagem.

Confirme se o que você vê no câmbio é isso.

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Otimo mecanico resolve melhor que os engenheiros da BMW
  Responder
Olá, André.
Aqui no Fórum há a prática de apresentação dos novatos.
De uma passada no link abaixo e compartilhe um pouco de suas experiências em duas rodas.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/forumdisp...s-Pessoais
  Responder
Boa tarde Alexandre,
Tive este problema misterioso na minha. 1ª vez trocado o Fluido (Hispin 10- Mineral). Continuou. Descobri que foi devido a vibração ocasionada pelo desbalanceamento da roda traseira. Fiz um flush com fluido de flush hidráulico da Koube direção hidráulica, e coloquei fluido novo. Resolveu.
Ontem numa viagem, vazou todo fluido. Por sorte tinha fluido hidráulico de câmbio automático e coloquei. Não sei onde está vazando. Acredito na teoria da mola. Vc poderia me passar o contato do Pepe de Campinas?? Acho que teremos que trocar os reparos do atuador.
  Responder
Rogerio O Escreveu:Boa tarde Alexandre,
Tive este problema misterioso na minha. 1ª vez trocado o Fluido (Hispin 10- Mineral). Continuou. Descobri que foi devido a vibração ocasionada pelo desbalanceamento da roda traseira. Fiz um flush com fluido de flush hidráulico da Koube direção hidráulica, e coloquei fluido novo. Resolveu.
Ontem numa viagem, vazou todo fluido. Por sorte tinha fluido hidráulico de câmbio automático e coloquei. Não sei onde está vazando. Acredito na teoria da mola. Vc poderia me passar o contato do Pepe de Campinas?? Acho que teremos que trocar os reparos do atuador.

Se o fluido não vazou para fora do bloco, vazou para dentro.
Você usou fluido ATF ???

Nunca ouvi falar que desbalanceamento de roda traseira causasse problemas de embreagem ou no seu atuador hidráulico....

Melhor levar em CC. Se aqui em SP já difícil achar boas oficinas (só conhecemos 2...) imagine aí em MS !!!

BMW não é coisa para mecânico de cadelinha 150cc...
Você pode ter surpresas se o serviço não for tecnicamente adequado. E as surpresas costumam ser caras....

Que ano é a moto?
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Fixo] Manual em Portugues da R-1200 GS CM-R1200-GS 73 280,379 05-02-2025, 19:05
Última Mensagem: JegueLee
  Sensor embreagem Reiner 13 17,584 09-07-2024, 06:50
Última Mensagem: Doug
  GS 1200 Cortando Aceleração por completo Leandro M 9 7,016 01-10-2023, 20:28
Última Mensagem: Gnegraes
  Freio traseiro 1200/1250 Gnegraes 0 1,591 10-09-2023, 10:20
  troca do fluido de embreagem da r1200gs rossi 24 26,188 23-08-2023, 21:25
Última Mensagem: Aleksander
  Compra de peças - Manutenção BMW 1200 GS 2011 feclopes 2 3,175 29-07-2023, 12:32
  pneu traseiro gs 1200 2007 RUFINO 7 2,014 13-04-2023, 14:16
  Diferencial GS 1200 Premium Leandro M 12 3,318 08-02-2023, 21:15
Última Mensagem: Leandro M
  peça r 1200 gs gsgilson 2 1,102 31-05-2022, 14:30
Última Mensagem: Marcelo DC
  Retentores suspensão dianteira gs 1200 2015 Eric Frank 11 3,983 06-11-2021, 18:49

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: