• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
R 1200 GS AC Adv - Embreagem com comportamento estranho
Olá pessoal.

Trago aqui um relato sobre o comportamento da embreagem de minha 1200gs (R 1200 GS AC Adv 2009). Quem sabe, alguém já tenha enfrentado algo semelhante.

Comportamento 1:

Há cerca de um mês, passei a perceber uma flutuação da altura do manete de embreagem durante a operação. As vezes baixo, as vezes alto porém sem padrão muito definido.
Dependendo do regime de utilização, ele oscilava bastante. Ou seja: em nada tinha a ver com regulagem de manete, ok ?

Certo dia, após ministrar minhas aulas, peguei a moto no estacionamento e no trajeto pra casa, após parar em dois semáforos e na reduzida de 3a para 2a, fiquei totalmente sem embreagem. O manete encostou no punho; aproveitei a rotação para conseguir atingir o neutro, e o embalo para parar próximo à guia. Ela foi rebocada pela PortoSeguro até em casa e , no dia seguinte, também transportada para o mecânico. O manete não retomou a posição normal.

Intervenção/Manutenção:

Todo o sistema (tudo até a conexão com a caixa de câmbio) foi aberto e limpo (inclusive êmbolo) e não houve necessidade de troca do reparo; o fluido original (Vitamol V10) foi
totalmente trocado.

Comportamento 1.1:

Nesta semana (uma semana após a manutenção) o comportamento voltou, só que agora com um plus: após chegar à 4a marcha e manter constante entre 70 e 90 km/h em trechos de aproximadamente 3 Km, o manete volta ao ponto mais baixo (como se estivesse sem fluido), me impedindo de reduzir.
Percebi que quando bombeio o manete ele retorna gradualmente à posição original.
Em transito constante (anda e para) em que se utiliza bastante a embreagem, o fenômeno não acontece. Somente após utilizar marcha acima da 4a por longo trecho (acima de 3 Km).

Alguém, por acaso, já enfrentou situação semelhante?

Informações adicionais:
->Quilometragem : 39k
->Regime de utilização até um ano atrás: SP - Curitiba - SP , duas vezes ao mês; ocasionalmente no transito de SP , uma vez por semana;
>-Regime de utilização a partir de um ano atrás até hoje: transito de SP, duas ou três vezes por semana;

Desde já, meu muito obrigado aos que puderem ponderar ou que tenham passado por situação parecida.

Abraços,
Alexandre
Alexandre Castro
Vila Mariana, São Paulo, SP

R1200GS AC <- Varadero-XL1000 <- FXDC-1600 <- XVS650
  Responder
Não sou mecânico, mas vamos aos palpites

Os discos de embreagem foram verificados um a um ?? Não estão gastos ? Poderia ter ocorrido super aquecimento do óleo da caixa de transmissão..? Com a moto fria a embreagem falha também ?

Não sei se sua moto tem embreagem hidráulica, se tiver, está com o óleo correto ?

Vamos esperar as opiniões dos colegas mais entendidos do assunto
  Responder
Boa noite Alex pelo relato apesar de limpo o sistema e trocado o fluido parece ter ar no sistema ou uma sujeira circulante pelo sistema que causa essa intermitência no funcionamento. Recomendado fazer vácuo no sistema a partir do ponto mais baixo o caliper de drenagem do fluido fechando a conexão com a bomba de vácuo e adicionando fluido pra quebrar o vacuo e em seguisa usar a bomba pra puxar o fluído. Rodar com a moto pra aquecer bem o fluido e se possível fazer 2 vezes desprezando o fluido e respondo o novo com fluido novo. Deve sumir esse defeito. Verificar tb. O atuador da embreagem responsável pelo acionamento final da embreagem.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
  Responder
André M. Escreveu:Não sou mecânico, mas vamos aos palpites

Os discos de embreagem foram verificados um a um ?? Não estão gastos ?

Este modelo tem embreagem seca de um só disco.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
  Responder
pedaleiro Escreveu:Este modelo tem embreagem seca de um só disco.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Renato, recebi nota zero, errei feio kkkk

Abraços
  Responder
Tenho a mesma opinião. Deve ser ar no sistema.
Eraldo Tel Escreveu:Boa noite Alex pelo relato apesar de limpo o sistema e trocado o fluido parece ter ar no sistema ou uma sujeira circulante pelo sistema que causa essa intermitência no funcionamento. Recomendado fazer vácuo no sistema a partir do ponto mais baixo o caliper de drenagem do fluido fechando a conexão com a bomba de vácuo e adicionando fluido pra quebrar o vacuo e em seguisa usar a bomba pra puxar o fluído. Rodar com a moto pra aquecer bem o fluido e se possível fazer 2 vezes desprezando o fluido e respondo o novo com fluido novo. Deve sumir esse defeito. Verificar tb. O atuador da embreagem responsável pelo acionamento final da embreagem.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
  Responder
Amigo se já resolveu o problema posta ai a solução. Tenho uma 10/11 com problema semelhante, quando rodo a velocidades de 120km/h pra cima por um tempo a embreagem fica como você relatou, não atua dificultando muito reduzir as marchas, depois de um tempo volta a atuar. Em um primeiro momento devido ao óleo da embreagem estar escuro, foi trocado e feito a sangria o que resolveu o problema por 4000km depois voltou. Agora, por indicação de mecânicos vou trocar o óleo da caixa, sinceramente estou cético mas vamos lá. Pesquisando por ai encontrei um americano com esta moto que relata o mesmo problema, que de acordo com ele aconteceu depois de entrar em área alagada com a moto, e que depois de muita procura pela solução chegou no atuador da embreagem que solucionou definitivamente. Vou tentar o óleo de caixa primeiro, já que o atuador é bem caro na C.C. de Belo Horizonte.
  Responder
Bom dia. Conseguiu a solução para problema?
  Responder
alexrosa Escreveu:Amigo se já resolveu o problema posta ai a solução. Tenho uma 10/11 com problema semelhante, quando rodo a velocidades de 120km/h pra cima por um tempo a embreagem fica como você relatou, não atua dificultando muito reduzir as marchas, depois de um tempo volta a atuar. Em um primeiro momento devido ao óleo da embreagem estar escuro, foi trocado e feito a sangria o que resolveu o problema por 4000km depois voltou. Agora, por indicação de mecânicos vou trocar o óleo da caixa, sinceramente estou cético mas vamos lá. Pesquisando por ai encontrei um americano com esta moto que relata o mesmo problema, que de acordo com ele aconteceu depois de entrar em área alagada com a moto, e que depois de muita procura pela solução chegou no atuador da embreagem que solucionou definitivamente. Vou tentar o óleo de caixa primeiro, já que o atuador é bem caro na C.C. de Belo Horizonte.

Boa noite! A minha moto é 2015 e está com o mesmo problema! Acima de 120 km/h o manete de embreagem fica sem ação, mas eu notei na semana passada que esse problema acontece também andando devagar no tempo frio de inverno 10º. Sai de casa 6 horas e frio, comecei a pegar vento e na troca de 1ª pra 2ª já tinha perdido a ação do manete. Encostei no mecânico e estou esperando o diagnóstico, assim que resolver o problema, posto aqui para deixar de dica aos amigos.
  Responder
Boa tarde aos amigos do fórum! Fiquei de colocar aqui a solução para o problema da embreagem da minha moto, R1200GS. É estarrecedor o problema, a concessionária simplesmente condenou o CÂMBIO da moto. Existe uma folga em um eixo do câmbio que com o tempo produz uma vibração que "empurra" por gravidade uma haste de metal que existe entre o atuador da embreagem e os discos, fazendo o atuador ficar sem ação e por isso que quando "bombamos" o manete da embreagem, ela volta ao normal. E pra concessionária é fácil falar: -Troca o câmbio. Mas graças a Deus que temos mecânicos no mundo e não somente trocadores de peças. Em Campinas, SP, tem um mecânico chamado Pépe e depois de muita pesquisa, inclusive com mecânicos na Espanha e em Portugal ele conseguiu descobrir o problema e arrumar uma solução. Ele fez um reforço na mola e solucionou o problema da embreagem. Se algum amigo tiver com esse problema e precisar de ajuda, não caia no conto dos trocadores de peças. Abraço a todos!
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Fixo] Manual em Portugues da R-1200 GS CM-R1200-GS 73 280,379 05-02-2025, 19:05
Última Mensagem: JegueLee
  Sensor embreagem Reiner 13 17,584 09-07-2024, 06:50
Última Mensagem: Doug
  GS 1200 Cortando Aceleração por completo Leandro M 9 7,016 01-10-2023, 20:28
Última Mensagem: Gnegraes
  Freio traseiro 1200/1250 Gnegraes 0 1,591 10-09-2023, 10:20
  troca do fluido de embreagem da r1200gs rossi 24 26,188 23-08-2023, 21:25
Última Mensagem: Aleksander
  Compra de peças - Manutenção BMW 1200 GS 2011 feclopes 2 3,175 29-07-2023, 12:32
  pneu traseiro gs 1200 2007 RUFINO 7 2,014 13-04-2023, 14:16
  Diferencial GS 1200 Premium Leandro M 12 3,318 08-02-2023, 21:15
Última Mensagem: Leandro M
  peça r 1200 gs gsgilson 2 1,102 31-05-2022, 14:30
Última Mensagem: Marcelo DC
  Retentores suspensão dianteira gs 1200 2015 Eric Frank 11 3,983 06-11-2021, 18:49

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: