22-11-2021, 16:17
alexandrej Escreveu:Sejamos sinceros. Qtos companheiros vc ve irem pro ushuaia ou atacama q abortamentem suas viagens pela tampa do cilindro furada em uma queda? Veja bem, estamos falando num problema potencial q em teoria pode ocorrer, mas q na prática não vejo ocorrer frequentemente. Eu não conheço nenhum caso de colega q viajou e voltou pro esse problema. A de ter, mas em termos estatísticos, qto isso representa? 1%? Menos?
Uma viagem pro Ushuaia eu cai duas vezes. Nenhuma das duas danificou o cilindro ou nada na moto.
Por outro lado, uma vez viajando do RJ pra Bahia subi o pico do ibituruna em Governador Valadares MG e lá em cima, sob chuva, fui fazer uma manobra de 180° eu fora do moto, a moto tombou em direção à parte baixa da ladeira, foi um tombasso absurdo... Pensei, lascou tudo. A carenagem não teve nada, o protetor original arranhou e amassou um pouco, e a tampa do cilindro fez um pequeno furo por onde drenava o óleo. O q me restou fazer? Ligar pro seguro q rebocou a moto até a cc e me trouxe pra casa de carro. Na concessionária a peça original ficou por 1500 na época. A franquia do seguro, q trocaria tbm todo o protetor original era 4000. Preferi pagar o valor da peça e não usar mais o seguro. O valor de um bom protetor da touratec deve ser maior q o valor a tampa original. Ds sw motech idem. Ambos talvez evitassem esse furo. Talvez não. Quem sabe?
Como eu vinha num ritmo muito forte, pessoalmente preferi creditar q foi Deus escrevendo o certo em linhas tortas e me tirando da direção de um problema.
Acredito q qdo vc faz as coisas certas, dentro de um nível razoável de precaução, e mesmo assim da errado, é pq nao era pra ser.
O melhor protetor q podemos e devemos ter é uma direção defensiva, é a prudência e nos expor no máximo as demandas q nossa perícia consegue superar.
Dentro da minha modalidade de pilotagem sinto q esses protetores custo X benefício não valem a pena. Na de muitos colegas entendo q possam ser muito interessantes.
Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Na serra da Canastra nos eventos que fizemos 2 R1200 tiveram este problema .. enfim é sorte! mas um protetor da chapa que é barato.. pode evitar um problema maior longe ..
eu por exemplo não uso no farol, mesmo ja vendo farol tomar pedrada e quebrar...
assim como não uso no radiador coisa fácil de furar e estragar uma viagem...