• 3 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Tabela] para ajuste suspensão traseira
RicBoris Escreveu:E quanto a coluna "damping"?

Não entendi.
Damping ou "amortecimento" é o ajuste que se faz nas velocidades de compressão e retorno do amortecedor ou das bengalas, girando um ou mais parafusos que ajustam as válvulas internas de passagem de óleo. A F800GS tem um parafuso de ajuste da velocidade de compressão na base do amortecedor e nenhum nas bengalas. As instruções do manual do proprietário são muito sucintas, mas na própria peça há setas indicando o lado para onde vai ficar mais H "Hard=dura" (lenta) ou S "Soft=macia" (rápida).
  Responder
Muito bom !! Obrigado
Marcos M.M.

XL250/XLX250/DTZ180/CG125/GS500/GS800F
  Responder
Galera, esse ajuste serve para qualquer ano? A minha é uma 2016
  Responder
valeu obrigado
  Responder
Cara a minha não faz 16 clicks....faz menos que isso... Tanto que não sei em qual regulagem deixar
  Responder
No off retornos abertos até o ponto em que impeçam a moto de balançar. Deixar o retorno excessivamente fechado impede a roda de voltar a tempo, assim ela atropelará o próximo obstáculo ainda em posição comprimida. Se isso ocorrer a flutuação sobre as trepidações fica comprometida e o terreno parece mais difícil do que é, pois a moto trabalhará com sag maior. Não existe fórmula mágica. Tem que entender o funcionamento, andar e prestar atenção com as modificações. O ponto inicial é abrir retornos e fechar compressões e na sequência ir fechando o retorno e abrindo a compressão até o ponto em que evite balanço e bottom out. Em alguns amortecedores esses dois controles são divididos em dois: compressão alta, compressão baixa, retorno alto, retorno baixo. A compressão alta trata de impactos de alta velocidade e vice-versa. O efeito cadeira de balanço estaria a demonstrar compressão baixa e retorno baixo. Compressão alta se vê em altas velocidades nas trepidações e nos impactos, como saltos maiores. Compressão baixa se vê ao descer uma escadaria de degraus em baixa velocidade. Mais ou menos isso que aprendi fazendo manutenção em muitos amortecedores para meu próprio uso em situações perigosas. O amortecedor mais bacana que encontrei foi o Cane Creek Double Barrel Air. Ele tem quatro canais independentes para a passagem do óleo nas quatro regulagens acima explanadas o que permite o ajuste realmente efetivo, em vez de atuar somente em válvulas como a maioria dos melhores.

Em relação à pre-carga, deixe dura no off. Você não quer levar cacetada de bottom out. Melhor deixar a mola fazer força.
Wind Power Generation & Wind Power Fun
  Responder
TOLENTINO Escreveu:Nosso amigo Cazé encontrou no forum*http://f800riders.org esse site: http://www.photos4aidan.com/actions/F800GSPreload.html , que permite verificar a regulagem ideal para a pré carga da mola (spring preload) e retorno do hidráulico (damping) do amortecedor traseiro da F800GS. Com base no site efetuei varias simulações e preparei a tabela abaixo:

[ATTACH=CONFIG]222[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]223[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]224[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]225[/ATTACH]

Caro Tolentino:
Copiei e usei a tabela acima na minha F650GS Twin 2010. 6 clics e 1,5 volta no parafuso, para 95 kgs.. Se vi direito, saiu da CC só com 1 clic e 1 volta do parafuso.
Saí este fim de semana para ver o comportamento. Na ligação entre Quatro Barras e a estrada da Graciosa aqui em Curitiba, com bastantes curvas de asfalto bom e uns poucos trechos de paralelepipedos achei que foi bem. Antes, no dia a dia me parecia dura e batendo muito. Mas sou ogro demais para opinar tecnicamente. Espero ter feito certo.
Obrigado pela dica
jorge
  Responder
TOLENTINO Escreveu:Nosso amigo Cazé encontrou no forum*http://f800riders.org esse site: http://www.photos4aidan.com/actions/F800GSPreload.html , que permite verificar a regulagem ideal para a pré carga da mola (spring preload) e retorno do hidráulico (damping) do amortecedor traseiro da F800GS. Com base no site efetuei varias simulações e preparei a tabela abaixo:

[ATTACH=CONFIG]222[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]223[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]224[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]225[/ATTACH]

Pelo que vi, bem diferente da F800R, no manual informa que ela vem regulada para condutor de 85kg, com 12 clique, e com 3/4 de volta

Tenho 97kg, queria acertar mas nao sei se apenas coloco mais um clique e meio, e fecho os 4/4 ou se mexo na calibragem dos pneus, ou se em todos.

Estou achando ela muito sensível as imperfeições das nossas ruas, chegando a tomar susto numa curva com alteração de asfalto no meio...
Na frente sei que não tem como mexer, só mesmo na calibragem, mas atrás tem essas duas opções para regulagem

Numa ida rápida a BMW de Botafogo, sou do RJ, o rapaz se fixou no manual. Não importava o que eu dissesse, ele falava para seguir o manual, ou seja, deixar tudo como esta e com o tempo eu me adaptaria...

Vi alguns videos no youtube dizendo que no nosso clima, o calor, atrito com asfalto etc... aumenta muito mais a pressão dos pneus que la fora, e por isso deveriamos usar uma calibragem mais baixa, entre 2 a 3lbs a menos. Isso é uma coisa que tenho muito receio de mexer, na calibragem, mas já estou inclinado a testar....e acho que com a regulagem traseira, vai ser do mesmo jeito, mexe anda altera, mexe anda altera, mexe opa, agora sim, mantem.
  Responder
Bom dia, você tem a tabela de regulagem para a G 650 GS?
Obrigado.
  Responder
No manual da G 650 Gs diz 16 clicks para um piloto com 85 quilos.
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Manual de Oficina para Reparos da F800GS e ADV 2013 Videira 15 26,953 12-04-2024, 07:58
Última Mensagem: Gnegraes
  [Tanque] Extra para a BMW F 800GS shw 11 34,202 28-09-2021, 14:34
  [Pneus] Tabela de pneus homologados pela BMW para a F 800GS f800gs 45 334,587 17-05-2021, 17:56
Última Mensagem: RJeronimo
  Óleo suspensão G650GS Alceu Ivo 6 5,282 29-12-2020, 14:37
  Oleo lubrificante de motor correto para F800GS Rafael Vig 16 51,566 11-12-2020, 21:06
Última Mensagem: guirpm
  Manual de Oficina para Reparos da F800GS e ADV 2013 fabriciops 2 4,355 18-08-2020, 07:39
  Tabela de torque f850gs TAKAHASHI 9 6,030 06-08-2020, 12:29
Última Mensagem: leandr0
  [PROBLEMA] Suspensão dianteira da F800GS 2013 RonaldoMBM 139 345,248 04-05-2020, 10:38
  Ajuste da suspensão da F800GS travado! msfazer 20 30,302 03-05-2020, 10:22
  Qual melhor bateria para f700gs? Lincolnbr 4 3,089 27-02-2020, 18:31
Última Mensagem: rodpcastro

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)